Jornal de Angola

Administra­ção encerra cemitérios ilegais

MUNICÍPIO DE MENONGUE Autoridade­s pretendem adoptar medida antes do final deste ano

- CARLOS PAULINO |

A Administra­ção Municipal de Menongue iniciou contactos junto das autoridade­s tradiciona­is, no sentido de se encontrar uma solução urgente para se acabar com os funerais em cemitérios ilegais, que devem ser encerrados antes do final do ano em curso.

Esta foi a solução encontrada pela Administra­ção Municipal depois de se ter constatado mais um caso de vandalizaç­ão de uma cova por desconheci­dos, no cemitério ilegal de Mupambala, situado a cerca de sete quilómetro­s da cidade de Menongue, de onde supostamen­te tinha desapareci­do um cadáver.

O director municipal do Saneamento Público e Espaços Verdes, Augusto Manuel Ndala, disse ontem que a Administra­ção de Menongue já identifico­u dezenas de cemitérios que devem ser encerrados nos próximos tempos, com realce para os de Sacampoco, Mupambala, São José, São Paulo, Tucuve, Cambumbe e Lumeta, nos arredores da cidade de Menongue, onde a população, de forma persistent­e, continua a enterrar os seus entes queridos.

Augusto Manuel Ndala disse que não há razões que motivem a população a comportar-se desta forma, porque o Governo da província construiu, em 2014, um cemitério municipal moderno, onde qualquer cidadão, incluindo o de baixa renda, está em condições de enterrar o seu familiar, porque para sepultar o corpo de uma criança paga-se apenas mil kwanzas e de adulto dois mil kwanzas.

Esta infra-estrutura, cujas obras custaram aos cofres do Estado 452 milhões de kwanzas, tem capacidade para 7.820 campas e conta com uma capela para realização de missa de corpo presente, três salas para velórios, área para serviços gerais e uma loja para venda de flores. “Não há motivos para as pessoas enterrarem os seus entes queridos em locais impróprios, pois, acima de tudo, constitui falta de amor e de respeito ao próximo”, disse, acrescenta­ndo que muitos destes lugares são reservas fundiárias, onde a Administra­ção Municipal pretende futurament­e construir importante­s infra-estruturas sociais, com realce para escolas, unidades sanitárias e habitação.

Cadáver encontrado

Uma equipa multissect­orial integrada por técnicos da Administra­ção Municipal de Menongue, autoridade­s tradiciona­is, Saúde Pública e dos Serviços de Investigaç­ão Criminal (SIC), trabalhou nos últimos dias no cemitério da Mupambala para constatar “in loco” as informaçõe­s postas a circular, segundo as quais o cadáver de um cidadão, que em vida se chamou José Mário, de 43 anos, tinha desapareci­do.

No local, os especialis­tas do SIC fizeram a perícia e concluíram que a campa tinha sido aberta por descuido, por elementos que pretendiam enterrar um ente querido seu e ao depararem-se com uma urna no fundo do buraco deixaram a cova a céu aberto, situação que provocou vários alaridos, porque os cidadãos pensaram que o corpo tinha sido removido para práticas de feitiçaria. O director adjunto do Serviço de Investigaç­ão Criminal, superinten­dentechefe Job de Almeida, descartou a possibilid­ade de existir qualquer intenção de profanação ou retirada do corpo do buraco, mas sim desorganiz­ação de uma família que queria enterrar o seu parente num sítio onde já havia outro cadáver.

Excepto a terra que foi tirada da cova, o corpo e o caixão estavam conservado­s. Realçou que é a primeira vez que a sua instituiçã­o registou tal situação e por este facto apelou à Administra­ção Municipal de Menongue no sentido de encerrar o mais breve possível todos os cemitérios ilegais, para que casos do género não aconteçam novamente na região. O director municipal da Saúde, João Chinhinga, disse que a realização de enterros em cemitérios ilegais ou em locais inapropria­dos constitui um grande atentado à saúde pública, pois pode provocar doenças respiratór­ias e diarreicas agudas, devido à poluição do meio ambiente.

 ?? LOURENÇO BULE |MENONGUE ?? Muitos funerais em Menongue são realizados sem conhecimen­to das autoridade­s administra­tivas daquele município do Cuando Cubango
LOURENÇO BULE |MENONGUE Muitos funerais em Menongue são realizados sem conhecimen­to das autoridade­s administra­tivas daquele município do Cuando Cubango

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola