Co­la­bo­ra­do­res cu­ba­nos re­co­nhe­cem re­sul­ta­dos

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - DELFINA VICTORINO |

A co­or­de­na­do­ra cu­ba­na do mé­to­do “Sim eu pos­so”, in­se­ri­do no pro­gra­ma de alfabetização en­tre os Go­ver­nos de An­go­la e de Cu­ba, Pe­nha­te Cas­tel­lão, re­co­nhe­ceu on­tem, na ci­da­de do Cui­to, o ele­va­do nú­me­ro de pes­so­as já al­fa­be­ti­za­das nos úl­ti­mos anos.

A re­pre­sen­tan­te cu­ba­na no Bié do mé­to­do “Sim eu pos­so” dis­se que pe­ri­o­di­ca­men­te exis­te um co­or­de­na­dor de Cu­ba, que acom­pa­nha a exe­cu­ção do pro­gra­ma de alfabetização, den­tro dos acor­dos en­tre os dois Go­ver­nos.

Pe­nha­te Cas­tel­lão acres­cen­tou que os re­pre­sen­tan­tes cu­ba­nos fa­zem a pre­pa­ra­ção e as­ses­so­ria de to­dos os fa­ci­li­ta­do­res e su­per­vi­so­res, in­cluin­do a es­tru­tu­ra mu­ni­ci­pal e de to­dos os tra­ba­lhos li­ga­dos ao pro­gra­ma de alfabetização, co­mo co­la­bo­ra­do­res prin­ci­pais. Ex­pli­cou que em 2007 te­ve iní­cio o pro­gra­ma pa­ra a eli­mi­na­ção de pes­so­as sem o co­nhe­ci­men­to da es­cri­ta e lei­tu­ra em An­go­la, acen­tu­an­do que tem bons re­sul­ta­dos. Sa­li­en­tou que são apli­ca­dos mé­to­dos de apren­di­za­gem que fa­ci­li­tam o pro­ces­so de en­si­no em ape­nas 14 se­ma­nas, com de­mons­tra­ção de áu­di­os e ví­de­os, pa­ra me­lho­rar a per­cep­ção. Pe­nha­te Cas­tel­lão as­se­gu­rou que o te­le­vi­sor, o DVD e o apa­re­lho de som são os prin­ci­pais mei­os do pro­gra­ma “Sim eu pos­so”, que dá pos­si­bi­li­da­de do alu­no tran­si­tar pa­ra o mó­du­lo se­guin­te, em pou­co tem­po.

Na fal­ta de ener­gia, os fa­ci­li­ta­do­res en­con­tram for­mas que per­mi­tem avan­çar com os mó­du­los, pa­ra não re­tar­dar o pro­ces­so, que é di­vi­di­do em du­as eta­pas: de Fe­ve­rei­ro a Ju­lho e de Ju­lho a Ou­tu­bro.

Ca­da eta­pa des­te pro­gra­ma pos­si­bi­li­ta o avan­ço de apren­di­za­gem dos alu­nos pa­ra a frequên­cia de ou­tras clas­ses do en­si­no do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção. Em re­la­ção às con­di­ções exis­ten­tes, afir­mou que a es­cas­sez de ener­gia eléc­tri­ca e pai­néis so­la­res tem di­fi­cul­ta­do o pro­ces­so na trans­mis­são de con­teú­dos.

Os mu­ni­cí­pi­os do Chi­tem­bo e Cu­em­ba são os que apre­sen­tam mais di­fi­cul­da­des na dis­tri­bui­ção de ener­gia eléc­tri­ca. Den­tro dos pró­xi­mos me­ses, es­tas lo­ca­li­da­des vão me­re­cer es­pe­ci­al aten­ção na exe­cu­ção do pro­gra­ma “Sim eu pos­so”, com a pre­sen­ça da de­le­ga­ção cu­ba­na e an­go­la­na, pa­ra as­ses­so­ria e con­tro­lo des­te pro­ces­so.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.