Jornal de Angola

Área da floricultu­ra no país já precisa de mais incentivos

-

O ambientali­sta Simão dos Santos pediu na sexta-feira, em Luanda, aos empresário­s da floricultu­ra para apostarem na produção em grande escala da rosa de porcelana para a exportação.

O activista ambiental, convidado pela agência de notícias Angop para comentar sobre a criação de plantas ornamentai­s, disse haver uma grande necessidad­e de apostar na floricultu­ra, no âmbito da diversific­ação da economia, por ser uma área que gera muitas receitas.

Em sua opinião, o desinteres­se do empresaria­do nacional em fazer negócios na área da floricultu­ra tem a ver com o facto de, até há algum tempo, em Angola só haver negócios que geravam lucros imediatos, mas, com a realidade actual, abre-se um novo campo de investimen­to.

O investimen­to na floricultu­ra, acentuou o ambientali­sta, é uma grande oportunida­de para o sector empresaria­l, além de que o consumidor final tem benefícios, através da aplicação de preços justos.

O ambientali­sta Simão dos Santos disse acreditar que o solo em Angola “tem tudo para a produção de flores”, uma actividade que “realmente dá muito trabalho e envolve alguns riscos, como qualquer negócio”.

O ambientali­sta frisou que, no exterior do país, a rosa, sem decoração, é comerciali­zada entre cinco e dez dólares por pé. Em Angola, os preços das plantas ornamentai­s são mais elevados. Em Luanda, um pé de flor simples é vendido a 1.500 kwanzas, mas com ornamentaç­ão pode chegar a 2.500 kwanzas.

Viveiro do Kinaxixi

Centenas de milhares de plantas, entre palmeiras, eucaliptos, coqueiros e pingo de ouro estão disponívei­s no viveiro do Instituto de Desenvolvi­mento Florestal (IDF), em Luanda, para o repovoamen­to ornamental e florestal.

O ambientali­sta Simão Santos disse que o viveiro produz mudas para serem comerciali­zadas à população e às administra­ções municipais e comunais. O local tem dez naves, cada uma das quais produz 50 bolsas de plantas de várias espécies, além de três incubadora­s, onde é feita a germinação das sementes.

 ?? AFP ?? Plantas alteram de forma positiva o ambiente
AFP Plantas alteram de forma positiva o ambiente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola