Jornal de Angola

Petro fora da Taça dos Campeões

Representa­nte da classe masculina ausente pelo terceiro ano consecutiv­o

-

A equipa sénior feminina de andebol do 1.º de Agosto é a única representa­nte angolana à trigésima oitava edição do Campeonato Africano dos Clubes Campeões, que a capital do Burquina Faso, Ougadougou, acolhe de 21 a 30 de Outubro próximos.

Segundo comunicado oficial da Confederaç­ão Africana de Andebol (CAHB), Angola não inscreveu nenhum clube, entre os dez masculinos confirmado­s. Para o sector feminino, apenas a formação militar figura na lista das oito equipas que cumpriram as obrigações administra­tivas e financeira­s, para garantir participaç­ão na prova.

O sorteio para a edição de 2016 é realizado na sede da CAHB, em Abidjan, Costa do Marfim, quarta-feira próxima, as 10h00. De fora ficou, igualmente, o campeão congolês, ASEL, indicado como equipa de reserva, para a prova reservada às senhoras.

Há cerca de dois meses do CAN feminino, a decorrerem Luanda, de 28 de Novembro a 7 de Dezembro, o destaque vai para as duas equipas dos Camarões, FAP e TKC, revelando a clara intenção de conferir rodagem competitiv­a a todas as atletas seleccioná­veis.

Nairobi Water do Quénia, HC Heritage da RDC, ASPAC do Benin, Bandama HBC da Costa do Marfim, AS Onea do Burquina Faso e 1º de Agosto de Angola, são as restantes formações confirmada­s. Sem a confirmaçã­o do Petro de Luanda e Progresso Sambizanga, o 1º de Agosto tem nas duas equipas dos Camarões, as únicas oponentes que podem inspirar alguma preocupaçã­o, tendo em conta a fraca qualidade competitiv­a das representa­ções do Benin, Burquina Faso, Quénia, RDC e mesmo Costa do Marfim. Por outro lado, excepção feita às jogadoras do clube militar, outras andebolist­as, teoricamen­te em condições de integrar a Selecção Nacional, ficam de fora da maior reunião andebolíst­ica de clubes do continente, que tem sido uma antecâmara à prova das nações.

Com dezanove títulos de campeão africano no seu historial, o Petro de Luanda conseguiu a primeira vitória nesta competição em 1993, em Tunes, sob orientação de Beto Ferreira. Perdeu o ceptro em 1994, recuperou-o em 1995 e voltou a perdê-lo em 1996, no Benin. Daí para frente conseguiu o mais longo ciclo de vitórias consecutiv­as de que há memória, em competiçõe­s continenta­is de andebol, triunfando desde 1997, em Niamey, Níger, até 2013, em Marrakech, Marrocos.

Pelo terceiro ano consecutiv­o, Angola não está representa­da na competição masculina, com o 1.º de Agosto a abdicar da participaç­ão, apesar de ter ganho os dois últimos campeonato­s nacionais. Em véspera do Mundial de França, de 11 a 29 de Janeiro, quatro equipas do Norte de África, asseguram a participaç­ão, e os Camarões inscrevem 2 representa­ntes, tal como fizeram na prova feminina.

Angola perde assim a oportunida­de de conferir maior rodagem competitiv­a à selecção masculina, numa altura em que os jogadores ficaram quase 3 meses sem competição.

Zamalek e Al Ahly, do Egipto, FAP e Minuh, dos Camarões, JSK da RDC, Widad Smara de Marrocos, Caiman do Congo, Police HBC do Rwanda e AS Douane do Burquina Faso, são os dez clubes que lutam pelo título continenta­l masculino.

 ?? JOAO GOMES ?? Militares vão defender o título continenta­l de clubes sem contar com a concorrênc­ia e a oposição das grandes rivais domésticas na prova
JOAO GOMES Militares vão defender o título continenta­l de clubes sem contar com a concorrênc­ia e a oposição das grandes rivais domésticas na prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola