Pa­pel do Pro­ve­dor é te­ma de pa­les­tra

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

A As­so­ci­a­ção de Es­tu­dan­tes da Fa­cul­da­de de Di­rei­to da Uni­ver­si­da­de Agos­ti­nho Ne­to re­a­li­za ho­je uma pa­les­tra su­bor­di­na­da ao te­ma “O Pro­ve­dor de Jus­ti­ça. O que é? Qual a sua fun­ção na de­fe­sa dos di­rei­tos e ga­ran­ti­as fun­da­men­tais dos ci­da­dãos?”.

A pa­les­tra, que se en­qua­dra nas co­me­mo­ra­ções do Dia do He­rói Na­ci­o­nal, as­si­na­la­do a 17 des­te mês, e da Uni­ver­si­da­de Agos­ti­nho Ne­to, que se as­si­na­da no dia 28, tem co­mo ora­dor prin­ci­pal o Pro­ve­dor de Jus­ti­ça Paulo Tji­pi­li­ca. Pa­ra a pa­les­tra es­tão con­di­da­dos es­tu­dan­tes e in­te­res­sa­dos.

O Pro­ve­dor de Jus­ti­ça é um ór­gão pú­bli­co in­de­pen­den­te que tem por ob­jec­to a de­fe­sa dos di­rei­tos, li­ber­da­des e ga­ran­ti­as dos ci­da­dãos, as­se­gu­ran­do, atra­vés de mei­os in­for­mais, a jus­ti­ça e a le­ga­li­da­de da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca.

Ao Pro­ve­dor de Jus­ti­ça com­pe­te, en­tre ou­tras atri­bui­ções, as­se­gu­rar, atra­vés de mei­os in­for­mais, a jus­ti­ça e a le­ga­li­da­de da Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, ins­truir pro­ces­sos de me­ra ave­ri­gua­ção das quei­xas e re­cla­ma­ções dos ci­da­dãos por ac­tos pra­ti­ca­dos pe­los agen­tes da Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, bem co­mo vi­si­tar e in­tei­rar-se das con­di­ções hu­ma­nas dos re­clu­sos e de­ti­dos nos es­ta­be­le­ci­men­tos pri­si­o­nais.

Paulo Tji­pi­li­ca é o pri­mei­ro Pro­ve­dor de Jus­ti­ça de An­go­la, car­go que exer­ce des­de 2005. Nas­ci­do a 21 de De­zem­bro de 1939, no Huambo, o Pro­ve­dor de Jus­ti­ça já foi mi­nis­tro da Jus­ti­ça, du­ran­te 12 anos (en­tre De­zem­bro de 1992 e De­zem­bro 2004). É li­cen­ci­a­do em Di­rei­to pe­la Uni­ver­si­da­de Clás­si­ca de Lis­boa, ten­do exer­ci­do ad­vo­ca­cia em Portugal du­ran­te 15 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.