Co­mu­ni­da­des ru­rais pe­dem aces­so à rá­dio e ao si­nal de te­le­vi­são

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - DIONÍSIO DA­VID |

Os ha­bi­tan­tes da po­vo­a­ção de Ka­lon­ga, na pro­vín­cia do Cu­ne­ne, en­fren­tam di­fi­cul­da­des pa­ra co­mu­ni­car com o res­to do país, de­vi­do à fal­ta dos si­nais de rá­dio, te­le­vi­são e de te­le­fo­nia mó­vel.

Os si­nais da Te­le­vi­são Pú­bli­ca de An­go­la (TPA) e da te­le­fo­nia são ine­xis­ten­tes na re­gião, o que cria cons­tran­gi­men­tos às po­pu­la­ções e às au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais lo­cais, da­da a ne­ces­si­da­de de co­mu­ni­ca­rem com as ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais e co­mu­nais.

O so­ba Iná­cio Shekwa­nhe­na lan­çou on­tem um ape­lo às en­ti­da­des com­pe­ten­tes pa­ra re­sol­ve­rem o pro­ble­ma. Em en­tre­vis­ta ao Jor­nal de An­go­la, re­co­nhe­ceu, por ou­tro la­do, o em­pe­nho das au­to­ri­da­des no com­ba­te à ma­lá­ria e ou­tras en­de­mi­as, com des­ta­que pa­ra a cri­a­ção de pos­tos mé­di­cos e cen­tros de saú­de.

Em re­la­ção ao re­gis­to elei­to­ral, o so­ba la­men­tou o fac­to de ha­ver ain­da um con­si­de­rá­vel nú­me­ro de ci­da­dãos sem Bi­lhe­te de Iden­ti­da­de e, por is­so, ape­lou às en­ti­da­des do go­ver­no pro­vin­ci­al no sen­ti­do de ace­le­ra­rem o pro­ces­so de iden­ti­fi­ca­ção, com re­al­ce pa­ra os jo­vens que com­ple­tam 18 anos, pa­ra que pos­sam, no pró­xi­mo ano, exer­cer o seu di­rei­to de vo­to.

O so­ba re­co­nhe­ceu que, ape­sar da si­tu­a­ção ali­men­tar ter me­lho­ra­do, gra­ças às bo­as co­lhei­tas re­gis­ta­das no ano agrí­co­la fin­do, a fal­ta de água con­ti­nua a ser uma gran­de pre­o­cu­pa­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.