Ja­pão vai aco­lher os Jo­gos Asiá­ti­cos

Jornal de Angola - - DESPORTO -

A Pre­fei­tu­ra ja­po­ne­sa de Ai­chi e a sua ca­pi­tal Na­goya vão ser co-an­fi­triões dos Jo­gos Asiá­ti­cos de 2026. A de­ci­são foi con­fir­ma­da on­tem pe­lo Con­se­lho Olím­pi­co da Ásia (OCA).

O OCA apoi­ou for­mal­men­te a can­di­da­tu­ra de­pois de o go­ver­na­dor da pre­fei­tu­ra de Ai­chi, Hi­de­a­ki Ohum­ra, e o pre­si­den­te da câ­ma­ra de Na­goya, Ta­kashi Kawa­mu­ra, apre­sen­ta­rem a sua pro­pos­ta con­jun­ta na As­sem­bleia Ge­ral do OCA, em Da­nang, Vi­et­na­me, que ac­tu­al­men­te aco­lhe a quin­ta edi­ção dos Jo­gos de Praia Asiá­ti­cos.

O OCA ti­nha ini­ci­al­men­te pla­ne­a­do es­co­lher o an­fi­trião dos Jo­gos Asiá­ti­cos de 2026 em 2018, mas an­te­ci­pou o vo­to de mo­do a pos­si­bi­li­tar mais es­ta­bi­li­da­de ao so­bre­car­re­ga­do ca­len­dá­rio des­por­ti­vo da re­gião, que in­clui três even­tos olím­pi­cos nos pró­xi­mos oi­to anos.A Co­reia do Sul vai or­ga­ni­zar os Jo­gos Olím­pi­cos de In­ver­no em Pye­on­chang em 2018, en­quan­to Tó­quio aco­lhe os Jo­gos Olím­pi­cos de Ve­rão em 2020, an­tes dos Jo­gos de In­ver­no de 2022, em Pe­quim, na Chi­na. Os Jo­gos Asiá­ti­cos de 2018 já fo­ram atri­buí­dos às ci­da­des in­do­né­si­as de Ja­car­ta e Pa­lem­bang, en­quan­to os de 2022 se­rão na ci­da­de chi­ne­sa de Hangzhou.

Além dos Jo­gos Olím­pi­cos de Ve­rão em 2020, que a ci­da­de de Tó­quio vai aco­lher, o Ja­pão vai tam­bém aco­lher o Mun­di­al de Rugby em 2019, os Jo­gos Asiá­ti­cos de In­ver­no em 2017 e o cam­pe­o­na­to mun­di­al de natação em 2021. O Ja­pão tem ex­pe­ri­ên­cia na or­ga­ni­za­ção des­te ti­po de even­tos, pois já or­ga­ni­zou os Jo­gos Asiá­ti­cos no pas­sa­do, em 1958 na ci­da­de de Tó­quio e em 1994 em Hi­roshi­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.