Po­der do Pro­ve­dor em debate

Jornal de Angola - - POLÍTICA - JOÃO DI­AS |

Lu­an­da aco­lhe quin­ta e sex­ta­fei­ra a Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal dos Pro­ve­do­res de Jus­ti­ça, even­to que pre­ten­de re­flec­tir ques­tões re­la­ci­o­na­das com a “Trans­ver­sa­li­da­de do Pro­ve­dor de Jus­ti­ça, prag­ma­tis­mo e po­der de­ci­só­rio”.

O Pro­ve­dor de Jus­ti­ça, Pau­lo Tji­pi­li­ca, ao re­fe­rir-se ao te­ma da con­fe­rên­cia, re­al­çou que a Pro­ve­do­ria de Jus­ti­ça tem de ser prag­má­ti­ca den­tro do seu “código ge­né­ti­co” e que é fun­da­men­tal­men­te um ser­vi­ço de fá­cil aces­so, além de ba­se­a­do na ce­le­ri­da­de e gra­tui­da­de. “É prag­má­ti­co por­que tem a in­for­ma­li­da­de e por­que o ci­da­dão fi­ca pro­te­gi­do pe­lo si­gi­lo do ser­vi­ço”, re­for­çou.

So­bre a ques­tão do po­der de­ci­só­rio, Pau­lo Tji­pi­li­ca dis­se ser um te­ma ac­tu­al e que du­ran­te a con­fe­rên­cia vão ser ana­li­sa­dos os mo­de­los que po­dem ade­quar-se à re­a­li­da­de de An­go­la. Por exem­plo, os paí­ses fran­có­fo­nos des­vi­am-se um pou­co do pro­ce­di­men­to do “código ge­né­ti­co” que vem da Suí­ça. Nes­te, o Pro­ve­dor de Jus­ti­ça li­mi­ta-se a fa­zer re­co­men­da­ções, que ca­so não se­jam aca­ta­das pe­la en­ti­da­de a quem se des­ti­na (en­ti­da­de vi­sa­da), o Pro­ve­dor tem a prer­ro­ga­ti­va de re­cor­rer à ins­tân­cia su­pe­ri­or, ge­ral­men­te o Che­fe de Es­ta­do.

“Os fran­có­fo­nos são mais prag­má­ti­cos, pois quan­do a en­ti­da­de não aco­lha a re­co­men­da­ção do Pro­ve­dor, o Che­fe de Es­ta­do cha­ma a en­ti­da­de vi­sa­da e na pre­sen­ça do Pro­ve­dor de Jus­ti­ça in­da­ga das ra­zões do não aco­lhi­men­to des­ta ou da­que­la me­di­da”, re­fe­riu Pau­lo Tji­pi­li­ca, pa­ra quem es­te é um fi­gu­ri­no que po­de evo­luir, con­tra­pon­do a ques­tão da fal­ta do po­der de­ci­só­rio da Pro­ve­do­ria. Par­ti­ci­pam na con­fe­rên­cia re­pre­sen­tan­tes de Por­tu­gal, Na­mí­bia, Ca­bo Ver­de, Mo­çam­bi­que e Áfri­ca do Sul e o se­cre­tá­rio-ge­ral dos Pro­ve­do­res Afri­ca­nos e o pre­si­den­te da Or­ga­ni­za­ção In­ter­na­ci­o­nal dos Pro­ve­do­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.