Ser­vi­ços pú­bli­cos em Lu­an­da apre­sen­tam mui­ta bu­ro­cra­cia

Fun­ci­o­ná­ri­os do Es­ta­do apren­dem a me­lho­rar a re­la­ção com o ci­da­dão

Jornal de Angola - - PARTADA - ALEXA SONHI |

A pre­si­den­te da Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va da Ci­da­de de Lu­an­da pe­diu, on­tem, aos fun­ci­o­ná­ri­os pú­bli­cos pa­ra tor­na­rem a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca me­nos bu­ro­crá­ti­ca, mais cé­le­re e mais pró­xi­ma dos ci­da­dãos.

Ma­ra Qui­o­za, que pre­si­diu à ce­ri­mó­nia de aber­tu­ra de uma ac­ção for­ma­ti­va des­ti­na­da a fun­ci­o­ná­ri­os pú­bli­cos do mu­ni­cí­pio de Lu­an­da, dis­se es­pe­rar que o se­mi­ná­rio au­men­te a cons­ci­ên­cia dos ser­vi­do­res pú­bli­cos so­bre a gran­de res­pon­sa­bi­li­da­de que é aten­der pes­so­as de di­fe­ren­tes es­tra­tos so­ci­ais e cul­tu­rais.

O se­mi­ná­rio, su­bor­di­na­do ao te­ma “Ges­tão vi­ra­da pa­ra o ci­da­dão, re­gras e téc­ni­cas de aten­di­men­to na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca”, é uma pro­mo­ção do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, Tra­ba­lho e Se­gu­ran­ça So­ci­al (MAPTESS), em par­ce­ria com o Go­ver­no da Pro­vín­cia de Lu­an­da.

Ma­ra Qui­o­za su­bli­nhou que, por ter cons­ci­ên­cia de que tra­ba­lhar com o pú­bli­co não é ta­re­fa fá­cil, o Go­ver­no da Pro­vín­cia de Lu­an­da achou per­ti­nen­te re­a­li­zar com o MAPTESS o se­mi­ná­rio, a fim de aju­dar os fun­ci­o­ná­ri­os, que di­rec­ta ou in­di­rec­ta­men­te tra­ba­lham com o pú­bli­co, a me­lho­ra­rem o de­sem­pe­nho das su­as fun­ções diá­ri­as.

Na sua opi­nião, com o se­mi­ná­rio, cu­ja re­a­li­za­ção é ex­ten­si­va aos fun­ci­o­ná­ri­os da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca de to­da a pro­vín­cia de Lu­an­da, não é só a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca que sai a ga­nhar co­mo tam­bém a po­pu­la­ção. Ma­da­le­na Ki­a­la, fun­ci­o­ná­ria sé­ni­or do MAPTESS, dis­se que o se­mi­ná­rio tem co­mo ob­jec­ti­vo con­tri­buir pa­ra a mu­dan­ça de cul­tu­ra, es­pí­ri­to de mis­são e o au­men­to da qua­li­da­de do aten­di­men­to da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca. Já a di­rec­to­ra de Re­cur­sos Hu­ma­nos da Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va da Ci­da­de de Lu­an­da, Hil­ma Ukun­de, in­for­mou que o se­mi­ná­rio vai ser re­a­li­za­do em to­dos os mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia de Lu­an­da de mo­do a pa­dro­ni­zar o aten­di­men­to ao pú­bli­co. Por es­te mo­ti­vo, o se­mi­ná­rio che­ga ho­je ao mu­ni­cí­pio de Ico­lo Ben­go, ama­nhã a Ca­cu­a­co e Vi­a­na e sex­ta-fei­ra ao mu­ni­cí­pio da Qui­ça­ma.

De­pois de Lu­an­da, téc­ni­cos do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, Em­pre­go e Se­gu­ran­ça So­ci­al vão des­lo­car-se, nos pró­xi­mos di­as, pa­ra ou­tras pro­vín­ci­as pa­ra da­rem con­ti­nui­da­de ao se­mi­ná­rio so­bre “Ges­tão vi­ra­da pa­ra o ci­da­dão, re­gras e téc­ni­cas de aten­di­men­to na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca”.

DO­MIN­GOS CADÊNCIA

Ma­ra Qui­o­za dis­se es­pe­rar que os fun­ci­o­ná­ri­os que tra­ba­lham com o pú­bli­co me­lho­rem ca­da vez mais o de­sem­pe­nho das su­as fun­ções diá­ri­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.