Cui­to tem no­vas es­ta­ções de água

Jornal de Angola - - POLÍTICA - MA­TI­AS DA COS­TA | CUI­TO

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do das Águas, Luís Fi­li­pe, tes­te­mu­nhou se­gun­da­fei­ra, no Cui­to, a as­si­na­tu­ra de au­tos de consignação e lan­ça­men­to das obras de cons­tru­ção do no­vo sis­te­ma de abas­te­ci­men­to de água po­tá­vel pa­ra a ci­da­de ca­pi­tal do Bié.

En­qua­dra­do na li­nha de cré­di­to da Chi­na, o pro­jec­to de cons­tru­ção do sis­te­ma es­tá ava­li­a­do em 39 mi­lhões de dó­la­res, ad­ju­di­ca­das a uma em­prei­tei­ra no pra­zo de 24 me­ses.

A no­va cap­ta­ção, a ser cons­truí­da a par­tir do rio Cu­que­ma, vai bom­be­ar 648 me­tros cú­bi­cos por ho­ra pa­ra uma re­de de dis­tri­bui­ção de 75 qui­ló­me­tros e vai be­ne­fi­ci­ar 300 mil ha­bi­tan­tes do mu­ni­cí­pio do Cui­to.

O pro­jec­to de am­pli­a­ção e re­for­ço dos sis­te­mas de cap­ta­ção, tra­ta­men­to e dis­tri­bui­ção de água abran­ge, além do Cui­to, os mu­ni­cí­pi­os do Chi­tem­bo, Cu­nhin­ga, Nha­rêa e Cu­em­ba.

O vi­ce-go­ver­na­dor do Bié, Jo­sé Tcha­tu­ve­la, con­si­de­rou opor­tu­no o lan­ça­men­to do pro­jec­to na pro­vín­cia, por­que os ac­tu­ais sis­te­mas mos­tram­se in­su­fi­ci­en­tes pa­ra aten­der as ne­ces­si­da­des da po­pu­la­ção. Jo­sé Fer­nan­do Tcha­tu­ve­la dis­se que o pro­jec­to de for­ta­le­ci­men­to dos sis­te­mas de água sur­giu por ori­en­ta­ção do Ti­tu­lar do Po­der Exe­cu­ti­vo. A em­pre­sa de águas e sa­ne­a­men­to da pro­vín­cia do Bié en­trou em fun­ci­o­na­men­to em No­vem­bro de 2014.

ADOL­FO DUMBO

Se­cre­tá­rio de Es­ta­do das Águas es­te­ve no ac­to de consignação das obras no Cui­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.