Ad­vo­ga­dos que­rem ele­va­ção da cons­ci­ên­cia ju­rí­di­ca no país

Jornal de Angola - - POLÍTICA - DO­MIN­GOS MUCUTA | Lu­ban­go

A ele­va­ção da cons­ci­ên­cia e da cul­tu­ra ju­rí­di­ca dos ci­da­dãos con­cor­re pa­ra o ple­no exer­cí­cio e de­fe­sa dos di­rei­tos fun­da­men­tais con­sa­gra­dos na Cons­ti­tui­ção da Re­pú­bli­ca, con­cluí­ram os par­ti­ci­pan­tes à V con­fe­rên­cia na­ci­o­nal dos ad­vo­ga­dos, re­a­li­za­da na ci­da­de do Lu­ban­go.

No co­mu­ni­ca­do fi­nal dis­tri­buí­do à im­pren­sa no fi­nal do en­con­tro, os par­ti­ci­pan­tes ao en­con­tro pro­mo­vi­do pe­la Or­dem de Ad­vo­ga­dos de An­go­la ar­gu­men­tam que quan­to mai­or é a cons­ci­ên­cia e a cul­tu­ra ju­rí­di­ca dos ci­da­dãos, me­lhor é a pos­si­bi­li­da­de de lu­tar pe­la sua de­fe­sa em ca­so de vi­o­la­ção dos seus di­rei­tos.

Os ad­vo­ga­dos re­fe­rem que a Cons­ti­tui­ção an­go­la­na con­sa­gra a in­vi­o­la­bi­li­da­de do di­rei­to de reu­nião e ma­ni­fes­ta­ção e apon­ta­ram co­mo gran­des de­sa­fi­os dos ad­vo­ga­dos o re­cur­so aos ór­gãos ju­di­ci­ais com­po­nen­tes e, se for ne­ces­sá­rio, às ins­tân­ci­as in­ter­na­ci­o­nais, me­di­an­te os ins­tru­men­tos de que An­go­la é sig­na­tá­ria, pa­ra a sal­va­guar­da do exer­cí­cio do di­rei­to de reu­nião e ma­ni­fes­ta­ção, em ca­so de vi­o­la­ção pe­lo Es­ta­do.

Con­si­de­ram que a Lei de Reu­nião e Ma­ni­fes­ta­ção de 1991, em­bo­ra não to­tal­men­te em con­for­mi­da­de com a ac­tu­al Cons­ti­tui­ção, ser­ve pa­ra re­gu­lar o ac­tu­al es­tá­dio dos di­rei­tos de reu­nião e ma­ni­fes­ta­ção. De­fen­dem que o di­rei­to de de­fe­sa e as ga­ran­ti­as cons­ti­tu­ci­o­nais dos ar­gui­dos de­vem me­re­cer uma mai­or pu­bli­ci­ta­ção jun­to dos ci­da­dãos. “Os di­rei­tos e ga­ran­ti­as cons­ti­tu­ci­o­nais dos ar­gui­dos são de apli­ca­ção ime­di­a­ta, não ha­ven­do ne­ces­si­da­de de con­sa­gra­ção de ou­tras nor­mas ju­rí­di­cas pa­ra a sua con­cre­ti­za­ção”, su­bli­nha. Os ad­vo­ga­dos re­fe­rem ain­da que a Lei so­bre as Me­di­das Cau­te­la­res em Pro­ces­so Pe­nal cons­ti­tui as­si­na­lá­vel evo­lu­ção em ma­té­ria de ga­ran­tia dos ar­gui­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.