Tri­e­nal re­ce­be vá­ri­os alu­nos

Jornal de Angola - - CULTURA -

Um to­tal de 853 alu­nos, de di­ver­sas es­co­las da ci­da­de de Lu­an­da, vi­si­tou, du­ran­te uma se­ma­na, o Pa­lá­cio de Fer­ro, no âm­bi­to do “Pro­jec­to Edu­ca­ção”, que te­ve iní­cio no pas­sa­do dia 19, en­qua­dra­do nas ac­ti­vi­da­des da III Tri­e­nal de Lu­an­da.

A re­fe­ri­da vi­si­ta vi­sou con­fe­rir aos alu­nos, dos vá­ri­os ní­veis de ensino, mai­or co­nhe­ci­men­to so­bre a cul­tu­ra na­ci­o­nal, bem co­mo in­cen­ti­vá-los à lei­tu­ra com a de­cla­ma­ção de po­e­mas ex­pos­tos nas pa­re­des do Pa­lá­cio de Fer­ro.

Além do co­nhe­ci­men­to da nos­sa cul­tu­ra, o pro­jec­to, tam­bém, pro­põe à ju­ven­tu­de uma re­fle­xão so­bre a va­lo­ri­za­ção dos nos­sos há­bi­tos e cos­tu­mes, fa­zen­do re­cur­so à “Mos­tra de Po­e­sia An­go­la­na”, às más­ca­ras da co­lec­ção “Mwa­na Pwó”, ao Pa­lá­cio de Fer­ro e aos vá­ri­os pro­jec­tos de­sen­vol­vi­dos pe­la Fun­da­ção Sin­di­ka Do­ko­lo.

O mú­si­co Dom Ca­e­ta­no, num bre­ve con­tac­to com os alu­nos, con­tou a sua ex­pe­ri­ên­cia mu­si­cal, ten­do re­co­men­da­do aos dis­cen­tes pa­ra pri­ma­rem, ca­da vez mais, na bus­ca pe­lo co­nhe­ci­men­to e, so­bre­tu­do, a res­pei­ta­rem os mais ve­lhos e os res­pec­ti­vos pro­ge­ni­to­res.

Re­fi­ra-se que o “Pro­jec­to Edu­ca­ção” co­me­çou a ser de­sen­vol­vi­do na I edi­ção da Tri­e­nal de Lu­an­da. Nes­te di­a­pa­são, pre­ten­de re­ce­ber, em três me­ses, mais de 9 mil alu­nos, dos se­te aos 17 anos de ida­de, en­vol­ven­do-os em ofi­ci­nas cri­a­ti­vas e pa­les­tras, en­tre ou­tras ac­ti­vi­da­des.

A III Tri­e­nal de Lu­an­da te­ve iní­cio no pas­sa­do dia 1 de No­vem­bro de 2015 e pro­lon­ga-se até ao pró­xi­mo dia 30 de No­vem­bro, sob o le­ma “Da uto­pia à re­a­li­da­de”. Se­gun­do o pa­tro­no da fun­da­ção ho­mó­ni­ma, Sin­di­ka Do­ko­lo, a Tri­e­nal de Lu­an­da é mui­to mais do que um es­pa­ço de ar­te, “é um sím­bo­lo de li­ber­da­de, um es­pa­ço pa­ra alar­gar o es­pec­tro do diá­lo­go cul­tu­ral.”

Do tra­di­ci­o­nal à ar­te mul­ti­me­dia, a Tri­e­nal de Lu­an­da é um exer­cí­cio que se con­tra­põe à vi­o­lên­cia, res­pei­ta a di­fe­ren­ça, re­di­men­si­o­na e va­lo­ri­za o ou­tro, en­quan­to su­jei­to ar­tís­ti­co de ac­ção, ten­do co­mo ob­jec­ti­vo o res­ga­te, atra­vés das ar­tes vi­su­ais, cé­ni­cas e plás­ti­cas, os or­bes res­tan­tes da nos­sa me­mó­ria co­lec­ti­va.

PAU­LI­NO DA­MIÃO

Es­tu­dan­tes dos vá­ri­os ní­veis de ensino vi­si­tam a se­de da Tri­e­nal de Lu­an­da com vis­ta a ob­ter mais co­nhe­ci­men­tos so­bre a cul­tu­ra na­ci­o­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.