Sor­teio é re­a­li­za­do em Abid­jan

TA­ÇA DOS CLU­BES CAM­PEÕES DE AN­DE­BOL Mi­li­ta­res co­nhe­cem ho­je as ad­ver­sá­ri­as da fa­se de gru­pos

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS |

A for­ma­ção sé­ni­or fe­mi­ni­na de an­de­bol do 1º de Agos­to co­nhe­ce ho­je, a par­tir das 10h00, de­pois do sor­teio, a re­a­li­zar-se em Abid­jan, Cos­ta do Mar­fim, as três equi­pas ad­ver­sá­ri­as na fa­se de gru­pos da 38ª edi­ção da Ta­ça dos Clu­bes Cam­peões, a dis­pu­tar-se de 21 a 30 de Ou­tu­bro, na ci­da­de de Ou­ga­dou­gou, Bur­ki­na Fa­so.

Nai­ro­bi Wa­ter do Qué­nia, HC He­ri­ta­ge do Con­go De­mo­crá­ti­co, ASPCA do Be­nin, Ban­da­ma HBC da Cos­ta do Mar­fim, AS Onea do Bur­qui­na Fa­so, FAP e TKC dos Ca­ma­rões são as agre­mi­a­ções ins­cri­tas na com­pe­ti­ção con­ti­nen­tal, sob a égi­de da Con­fe­de­ra­ção Afri­ca­na (CAHB).

O FAP e o TKC do Ca­ma­rões são as ad­ver­sá­ri­as de pe­so, que po­dem cau­sar al­gu­ma di­fi­cul­da­de ao con­jun­to mi­li­tar. Fi­li­pe Cruz e pu­pi­las am­bi­ci­o­nam a con­quis­ta do ter­cei­ro tí­tu­lo con­se­cu­ti­vo.

Com­pa­ra­ti­va­men­te à edi­ção pas­sa­da, a au­sên­cia do Pe­tro de Lu­an­da (com 19 tí­tu­los, 17 dos quais su­ces­si­vos) cons­ti­tui a bai­xa de vul­to em ter­mos com­pe­ti­ti­vos. O Pro­gres­so do Sam­bi­zan­ga tam­bém ab­di­cou da pro­va, de­pois da par­ti­ci­pa­ção em du­as edi­ções.

Pe­dro Go­di­nho, pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de An­de­bol (Fa­and), de­fen­de que a ins­cri­ção das tri­co­lo­res e das sam­bi­las se­ria uma opor­tu­ni­da­de pa­ra o se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal ob­ser­var mais jo­ga­do­ras.

“Es­ta­mos no ano de CAN. Nes­ta fa­se, o 1º de Agos­to for­ne­ce 80 por cen­to das jo­ga­do­ras pa­ra a se­lec­ção. A Ta­ça de Clu­bes é a úl­ti­ma com­pe­ti­ção de gran­de ní­vel, de­pois do “na­ci­o­nal”. É pe­na não es­ta­rem o Pe­tro e o Pro­gres­so. O téc­ni­co po­dia ana­li­sar a per­for­man­ce de ou­tras jo­ga­do­ras”, ex­pli­cou.

So­bre a pos­si­bi­li­da­de de as ru­bro-ne­gras al­can­ça­rem a me­ta tra­ça­da, Pe­dro Go­di­nho fri­sou: “o 1º de Agos­to, com me­nor ou mai­or di­fi­cul­da­de, vai re­va­li­dar o tí­tu­lo de clu­bes. São os tro­féus con­ti­nen­tais que con­tri­bu­em pa­ra a he­ge­mo­nia no “ran­king” afri­ca­no. Ser re­pre­sen­ta­dos pe­lo 1º de Agos­to é si­no­ni­mo de que que­re­mos con­ti­nu­ar a mar­car pre­sen­ça nas pro­vas da CAHB, com pos­si­bi­li­da­de de pon­tu­ar”. No sec­tor mas­cu­li­no, Za­ma­lek e Al Ahly do Egip­to, FAP e Mi­nush dos Ca­ma­rões, JSK do Con­go De­mo­crá­ti­co, Wi­dad Sma­ra de Mar­ro­cos, Cai­man do Con­go Braz­za­vil­le, Po­li­ce HBC do Ru­an­da e As Dou­na­ne do Bur­qui­na Fa­so são os clu­bes ins­cri­tos.

O 1º de Agos­to par­ti­ci­pa­va com re­gu­la­ri­da­de na pro­va, mas des­de 2014 dei­xou de mar­car pre­sen­ça, si­tu­a­ção que po­de ter ou­tra re­per­cus­são, por ser tam­bém o prin­ci­pal for­ne­ce­dor de atle­tas pa­ra a Se­lec­ção Na­ci­o­nal, que em Ja­nei­ro dis­pu­ta o Cam­pe­o­na­to do Mun­do em Fran­ça. A par­ti­ci­pa­ção na Ta­ça dos Cam­peões ser­vi­ria pa­ra a ele­va­ção do ní­vel com­pe­ti­ti­vo dos atle­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.