Obs­tá­cu­los distintos pa­ra os can­di­da­tos

Jornal de Angola - - DESPORTO - AMÂNDIO CLEMENTE |

A cin­co jor­na­das pa­ra o tér­mi­no do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal de Fu­te­bol da Pri­mei­ra Di­vi­são, Gi­ra­bo­la Zap, a lu­ta pe­la con­quis­ta do tí­tu­lo de cam­peão na­ci­o­nal con­ti­nua ace­sa, com três equi­pas en­vol­vi­das na dis­pu­ta, se­pa­ra­das por ape­nas três pon­tos, de­sig­na­da­men­te 1º de Agos­to, lí­der da com­pe­ti­ção, Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo e Pe­tro de Lu­an­da, que par­ti­lham a se­gun­da po­si­ção.

Até ao fim do cam­pe­o­na­to, os três can­di­da­tos ain­da têm mui­tos obs­tá­cu­los a su­pe­rar. O calendário apre­sen­ta di­ver­sos graus de di­fi­cul­da­des pa­ra ca­da um de­les. O 1º de Agos­to tem ape­nas um jo­go fo­ra da ca­pi­tal, mas tem ou­tro fo­ra de ca­sa no dér­bi com o In­ter­clu­be, na 28ª jor­na­da, quan­do vai ao Ro­cha Pin­to de­fron­tar a for­ma­ção afec­ta ao Mi­nis­té­rio do In­te­ri­or. Na pró­xi­ma jor­na­da, os mi­li­ta­res vão a Ben­gue­la me­dir for­ças com o 1º de Maio, uma equi­pa afli­ta no 14º pos­to, que pre­ten­de de­ses­pe­ra­da­men­te fu­gir à zo­na de des­pro­mo­ção, pe­lo que se es­pe­ram di­fi­cul­da­des acres­ci­das pa­ra Dra­gan Jo­vic e pu­pi­los.

De­pois, os mi­li­ta­res en­fren­tam o Ka­bus­corp, ad­ver­sá­rio que tra­di­ci­o­nal­men­te lhes cria pro­ble­mas, en­fren­ta ain­da o ASA, que tem mes­cla­do bons re­sul­ta­dos com ou­tros me­nos bons, e en­cer­ra a cam­pa­nha com o ar­qui-ri­val Pe­tro de Lu­an­da. Uma tra­jec­tó­ria de jo­gos mui­to di­fí­cil, mas uma equi­pa que pre­ten­de er­guer o tro­féu de cam­peão tem de ter es­to­fo e ar­gu­men­tos pa­ra man­ter a re­gu­la­ri­da­de com­pe­ti­ti­va pa­ra al­can­çar o ob­jec­ti­vo su­pre­mo. O Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo apa­ren­te­men­te tem um calendário me­nos com­pli­ca­do, ape­sar de ter três des­lo­ca­ções pa­ra ou­tras pa­ra­gens. Mas, na pró­xi­ma jor­na­da en­fren­ta em ca­sa o seu ho­mó­ni­mo da Caá­la, des­lo­can­do-se a se­guir pa­ra Lu­an­da, on­de de­fron­ta o Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga, na Ci­da­de­la.

O cam­peão na­ci­o­nal vol­ta a jo­gar fo­ra de ca­sa na jor­na­da se­guin­te, de­fron­tan­do o Sa­gra­da Es­pe­ran­ça no Dun­do, e re­gres­sa ao seu "ha­bi­tat" na pe­núl­ti­ma ron­da pa­ra me­dir for­ças com o ac­tu­al lan­ter­na ver­me­lha, Por­ce­la­na FC, e ter­mi­na as con­tas no Lu­ban­go, on­de en­fren­ta o Des­por­ti­vo da Huí­la.

Em­bo­ra te­nha de jo­gar três ve­zes fo­ra do seu am­bi­en­te, os cam­peões na­ci­o­nais têm pe­la fren­te ad­ver­sá­ri­os te­o­ri­ca­men­te me­nos ca­pa­zes, ca­ben­do-lhe con­fir­mar o fa­vo­ri­tis­mo que o es­ta­tu­to de cam­peão e can­di­da­to ao tí­tu­lo lhe con­fe­re.

O Pe­tro de Lu­an­da é, en­tre os três can­di­da­tos, o que tem apa­ren­te­men­te o calendário mais com­pli­ca­do. Ape­sar de não ter ne­nhu­ma des­lo­ca­ção pa­ra fo­ra de Lu­an­da têm cin­co dér­bis pe­la fren­te a par­tir da pro­xi­ma jor­na­da, on­de en­fren­ta já o In­ter­clu­be. De­pois, se­guem-se os con­fron­tos com o ASA, Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga, Ben­fi­ca de Lu­an­da e o de­sa­fio mais es­pe­ra­do do cam­pe­o­na­to fren­te ao seu mai­or ri­val, o 1º de Agos­to.

Com es­te ce­ná­rio mon­ta­do, an­te­vê-se uma pon­ta fi­nal es­cal­dan­te, on­de os con­cor­ren­tes ao tí­tu­lo têm de ter se­re­ni­da­de e pu­jan­ça com­pe­ti­ti­va pa­ra não des­per­di­çar pon­tos, sob pe­na de com­pro­me­te­rem o ob­jec­ti­vo. Pa­ra os trei­na­do­res Dra­gan Jo­vic, João Pau­lo Cos­ta e Al­ber­to Bi­an­chi, os cin­co jo­gos que fal­tam pa­ra o cam­pe­o­na­to ter­mi­nar trans­for­mam-se em au­tên­ti­cas fi­nais, on­de é proi­bi­do per­der ou em­pa­tar.

JO­SÉ SO­A­RES

1º de Agos­to e Pe­tro de Lu­an­da me­dem for­ças na úl­ti­ma jor­na­da da com­pe­ti­ção no du­e­lo que po­de ser de­ci­si­vo nas con­tas fi­nais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.