Vi­a­tu­ras com do­cu­men­to úni­co em 2017

Jornal de Angola - - DESPORTO - AN­DRÉ DA COS­TA

|

O co­man­dan­te-ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal, co­mis­sá­rio-ge­ral Am­bró­sio de Le­mos, afir­mou on­tem, em Lu­an­da, que o do­cu­men­to úni­co com as ca­rac­te­rís­ti­cas téc­ni­cas da vi­a­tu­ra, po­de en­trar em vi­gor a par­tir do pró­xi­mo ano.

O tam­bém co­or­de­na­dor da Co­mis­são Exe­cu­ti­va do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Or­de­na­men­to do Trân­si­to as­se­gu­rou que a Di­rec­ção Na­ci­o­nal de Vi­a­ção e Trân­si­to (DNVT), di­ri­gi­da pe­lo co­mis­sá­rio Ino­cên­cio de Bri­to, tem as con­di­ções téc­ni­cas criadas pa­ra que o do­cu­men­to en­tre em vi­gor em 2017.

Am­bró­sio de Le­mos ex­pli­cou que o do­cu­men­to me­re­ceu uma aná­li­se da Co­mis­são Exe­cu­ti­va de Or­de­na­men­to do Trân­si­to e es­tão a ser fei­tos os úl­ti­mos acer­tos pe­los téc­ni­cos dos mi­nis­té­ri­os do In­te­ri­or e da Jus­ti­ça, an­tes de ser apro­va­do em Con­se­lho de Mi­nis­tros, pa­ra en­trar em vi­gor.

O do­cu­men­to úni­co da vi­a­tu­ra é a jun­ção do Li­vre­te e do Tí­tu­lo do Re­gis­to de Pro­pri­e­da­de com to­das as ca­rac­te­rís­ti­cas re­la­ti­vas ao veí­cu­lo.

O chip pa­ra as ma­trí­cu­las de vi­a­tu­ras é ou­tro ins­tru­men­to le­gal que es­tá a ser pre­pa­ra­do pe­los téc­ni­cos des­ta co­mis­são no sen­ti­do de ser apro­va­do e en­trar em fun­ci­o­na­men­to.

O chip de ma­trí­cu­las de vi­a­tu­ras é um ins­tru­men­to com to­da a in­for­ma­ção do veí­cu­lo, que na prá­ti­ca vai fa­ci­li­tar a lo­ca­li­za­ção de vi­a­tu­ras em ca­so de rou­bo e per­mi­te for­ne­cer vá­ri­as in­for­ma­ções so­bre o veí­cu­lo, ca­so te­nha ou não mul­ta por pa­gar, por exem­plo.

O co­man­dan­te-ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal vi­si­tou, on­tem, a Es­co­la de For­ma­ção de Po­lí­cia “Ka­po­lo1”, on­de re­ce­beu do seu di­rec­tor, co­mis­sá­rio Eli­as de Sousa, in­for­ma­ções so­bre o seu fun­ci­o­na­men­to e as di­fi­cul­da­des por que pas­sa na ac­tu­al con­jun­tu­ra eco­nó­mi­ca do país. Am­bró­sio de Le­mos lem­brou que, ape­sar das di­fi­cul­da­des, exis­tem pro­jec­tos pa­ra a mo­der­ni­za­ção da es­co­la, no sen­ti­do de con­fe­rir me­lho­res con­di­ções de aco­mo­da­ção pa­ra se dar for­ma­ção de qua­li­da­de aos ins­tru­en­dos da Po­lí­cia Na­ci­o­nal.

A Es­co­la Na­ci­o­nal de For­ma­ção de Po­lí­cia de Or­dem Pú­bli­ca con­ta com 660 ins­tru­en­dos, que fre­quen­tam o cur­so bá­si­co de Or­dem Pú­bli­ca, que te­ve iní­cio no dia 4 de Ju­lho e ter­mi­na a 30 de Mar­ço do pró­xi­mo ano.

MARIA JOÃO

Co­man­dan­te-ge­ral da Po­lí­cia Na­ci­o­nal vi­si­tou on­tem a Es­co­la de For­ma­ção “Ka­po­lo1”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.