Apre­sen­ta­dos rap­to­res de ci­da­dãos es­tran­gei­ros

Ci­da­dãos es­tran­gei­ros sob ca­ti­vei­ro fo­ram li­ber­ta­dos

Jornal de Angola - - PARTADA - AN­DRÉ DA COS­TA |

A Po­lí­cia Na­ci­o­nal apre­sen­tou on­tem à im­pren­sa em Lu­an­da os três in­di­ví­du­os que man­ti­nham re­féns um ci­da­dão por­tu­guês e ou­tro com a du­pla na­ci­o­na­li­da­de ca­bo-ver­di­a­na e in­di­a­na. Os três sus­pei­tos, dois de na­ci­o­na­li­da­de ni­ge­ri­a­na e um da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC), fo­ram de­ti­dos nu­ma ope­ra­ção es­pe­ci­al de res­ga­te de­sen­ca­de­a­da pe­lo Ser­vi­ço de In­ves­ti­ga­ção Cri­mi­nal (SIC) no dia 23 de Se­tem­bro. De acor­do com a Po­lí­cia, os três ho­mens, em si­tu­a­ção ile­gal em An­go­la e com ida­des en­tre os 32 e os 42 anos, fo­ram os au­to­res de ou­tros cin­co rap­tos de es­tran­gei­ros ocor­ri­dos em Lu­an­da em Mar­ço pas­sa­do.

O Ser­vi­ço de In­ves­ti­ga­ção Cri­mi­nal (SIC) apre­sen­tou on­tem à co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, em Lu­an­da, três ci­da­dãos es­tran­gei­ros sus­pei­tos da prá­ti­ca dos cri­mes de rap­to e se­ques­tro de dois ci­da­dãos, igual­men­te es­tran­gei­ros.

Os rap­to­res, que se en­con­tram em An­go­la em si­tu­a­ção ile­gal, fo­ram de­ti­dos no dia 23 de Se­tem­bro e es­tão iden­ti­fi­ca­dos co­mo Jo­a­quim Mi­guel Cos­ta, 38 anos, da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, John Njo­ku, 42 anos, e Isa­ac Oko­ro, de ida­de não re­ve­la­da, am­bos de na­ci­o­na­li­da­de ni­ge­ri­a­na.

Se­gun­do o di­rec­tor pro­vin­ci­al de Lu­an­da do Ser­vi­ço de In­ves­ti­ga­ção Cri­mi­nal, su­pe­rin­ten­den­te Ama­ro Ne­to, as ví­ti­mas fo­ram le­va­das a uma re­si­dên­cia ar­ren­da­da nos ar­re­do­res de Lu­an­da Sul, em Vi­a­na, sem que os vi­zi­nhos se aper­ce­bes­sem e os rap­to­res exi­gi­ram di­nhei­ro em tro­ca da de­vo­lu­ção à li­ber­da­de dos ca­ti­vos. Os va­lo­res va­ri­a­vam en­tre um e três mi­lhões de dó­la­res.

O tra­ba­lho ope­ra­ti­vo de­sen­ca­de­a­do pe­lo SIC cul­mi­nou com o res­ga­te do co­mer­ci­an­te Ak­bar Ba­dat, 44 anos, ca­sa­do, de na­ci­o­na­li­da­de in­di­a­na e ca­bo-ver­di­a­na. Es­te ci­da­dão, se­gun­do o SIC, foi rap­ta­do por vol­ta das 18 ho­ras do dia 19 de Se­tem­bro, no bair­ro Qui­ló­me­tro 12, em Vi­a­na.

O ci­da­dão por­tu­guês An­tó­nio Jo­sé de Sou­sa da Cruz, 50 anos, ad­mi­nis­tra­dor da em­pre­sa SIAP, foi rap­ta­do por vol­ta das 21 ho­ras do dia 20 des­te mês, no bair­ro Ta­la­to­na, mu­ni­cí­pio de Be­las. Am­bos es­ti­ve­ram qua­tro di­as sob ca­ti­vei­ro.

A Po­lí­cia apre­en­deu, no ac­to da de­ten­ção dos rap­to­res, cin­co ar­mas do ti­po AKM, car­re­ga­do­res com mu­ni­ções no­vas, três vi­a­tu­ras, dez te­le­mó­veis e dez mi­lhões de kwan­zas.

O ofi­ci­al su­pe­ri­or do SIC as­se­gu­rou que em ne­nhum mo­men­to da ope­ra­ção po­li­ci­al as vi­das das ví­ti­mas fo­ram co­lo­ca­das em pe­ri­go. Os mar­gi­nais, sur­pre­en­di­dos, não ofe­re­ce­ram re­sis­tên­cia.

“Os mar­gi­nais tam­bém são au­to­res dos rap­tos de cin­co ci­da­dãos es­tran­gei­ros ocor­ri­dos em pe­río­dos an­te­ri­o­res”, in­for­mou o su­pe­rin­ten­den­te Ama­ro Ne­to.

O cri­me de rap­to, em An­go­la, não é pre­o­cu­pan­te, mas o ofi­ci­al su­pe­ri­or ma­ni­fes­tou pre­o­cu­pa­ção pe­la ac­ção de al­guns ci­da­dãos es­tran­gei­ros, ten­den­tes a cri­ar ins­ta­bi­li­da­de no país. “São ca­sos que me­xem com a nos­sa sen­si­bi­li­da­de e cri­am um cli­ma de in­se­gu­ran­ça”, fri­sou o di­rec­tor de Lu­an­da do SIC.

DO­MIN­GOS CADÊNCIA

Ope­ra­ção da Po­lí­cia Na­ci­o­nal re­sul­tou na de­ten­ção dos três in­di­ví­du­os im­pli­ca­dos no cri­me

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.