Ter­ras são lim­pas pa­ra agri­cul­tu­ra

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Desminagem (INAD) des­mi­nou, de Ja­nei­ro até à pri­mei­ra quin­ze­na de Se­tem­bro, na pro­vín­cia do Hu­am­bo, 547.656 me­tros qua­dra­dos de su­per­fí­cie de ter­ra on­de se sus­pei­ta­va ha­ver mi­nas.

Em de­cla­ra­ções, on­tem, à An­gop, o che­fe da bri­ga­da de desminagem, Cas­tro Ka­pan­da, in­for­mou que as áre­as des­mi­na­das en­con­tram-se em Ca­li­co­que, ar­re­do­res da ci­da­de do Hu­am­bo, e San­ta Ana, nas ime­di­a­ções do Cen­tro de Ins­tru­ção de Sol­da­dos do Exér­ci­to “He­róis de Kan­gam­ba”, no mu­ni­cí­pio da Chi­ca­la-Cho­lohan­ga.

Além des­tas du­as áre­as, dis­se, o INAD re­a­li­zou ac­ções pon­tu­ais nos mu­ni­cí­pi­os do Ecu­nha, Ca­chiun­go e Chi­ca­la-Cho­lohan­ga, com ob­jec­ti­vo de tor­nar mais aces­sí­vel a des­lo­ca­ção de pes­so­as e bens, ten­do em aten­ção o reforço da pro­du­ção agrí­co­la.

Cas­tro Ka­pan­da in­for­mou que, fru­to do tra­ba­lho de cla­ri­fi­ca­ção, fo­ram re­mo­vi­das 19 mi­nas, sen­do 13 an­ti-pes­so­ais e seis an­ti­tan­ques, 43 en­ge­nhos ex­plo­si­vos não de­to­na­dos e 4.399 me­tais. O INAD, acres­cen­tou, pro­ce­deu, no pe­río­do em ba­lan­ço, ao le­van­ta­men­to téc­ni­co de 39 cam­pos sus­pei­tos de mi­nas nos mu­ni­cí­pi­os do Hu­am­bo e da Chi­ca­la-Cho­lohan­ga, es­te úl­ti­mo o mais crí­ti­co em ter­mos de mi­nas.

"O pro­ces­so de desminagem na pro­vín­cia do Hu­am­bo, ape­sar de ain­da não ser dos me­lho­res, de­cor­re a bom rit­mo, uma vez que os ris­cos es­tão a di­mi­nuir e a po­pu­la­ção es­tá a ga­nhar mais con­fi­an­ça de se des­lo­car de um la­do ao ou­tro", con­si­de­rou Cas­tro Ka­pan­da, que in­for­mou que o INAD pre­vê con­ti­nu­ar a clas­si­fi­car as zo­nas sus­pei­tas e, ao mes­mo tem­po, fa­zer o le­van­ta­men­to téc­ni­co pa­ra de­tec­tar os cam­pos mi­na­dos, vi­san­do a des­trui­ção de en­ge­nhos ex­plo­si­vos e a aber­tu­ra de no­vas áre­as de cul­ti­vo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.