Terras são limpas para agricultura
O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) desminou, de Janeiro até à primeira quinzena de Setembro, na província do Huambo, 547.656 metros quadrados de superfície de terra onde se suspeitava haver minas.
Em declarações, ontem, à Angop, o chefe da brigada de desminagem, Castro Kapanda, informou que as áreas desminadas encontram-se em Calicoque, arredores da cidade do Huambo, e Santa Ana, nas imediações do Centro de Instrução de Soldados do Exército “Heróis de Kangamba”, no município da Chicala-Cholohanga.
Além destas duas áreas, disse, o INAD realizou acções pontuais nos municípios do Ecunha, Cachiungo e Chicala-Cholohanga, com objectivo de tornar mais acessível a deslocação de pessoas e bens, tendo em atenção o reforço da produção agrícola.
Castro Kapanda informou que, fruto do trabalho de clarificação, foram removidas 19 minas, sendo 13 anti-pessoais e seis antitanques, 43 engenhos explosivos não detonados e 4.399 metais. O INAD, acrescentou, procedeu, no período em balanço, ao levantamento técnico de 39 campos suspeitos de minas nos municípios do Huambo e da Chicala-Cholohanga, este último o mais crítico em termos de minas.
"O processo de desminagem na província do Huambo, apesar de ainda não ser dos melhores, decorre a bom ritmo, uma vez que os riscos estão a diminuir e a população está a ganhar mais confiança de se deslocar de um lado ao outro", considerou Castro Kapanda, que informou que o INAD prevê continuar a classificar as zonas suspeitas e, ao mesmo tempo, fazer o levantamento técnico para detectar os campos minados, visando a destruição de engenhos explosivos e a abertura de novas áreas de cultivo.