Cri­a­do pro­jec­to pa­ra mi­ni­mi­zar da­nos da se­ca

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Um pro­jec­to pa­ra evi­tar que agri­cul­to­res so­fram mais uma vez com os es­tra­gos cau­sa­dos por fe­nó­me­nos cli­má­ti­cos es­tá a ser cri­a­do pe­la Or­ga­ni­za­ção das Nações Unidas pa­ra Ali­men­ta­ção e Agri­cul­tu­ra (FAO) e pe­la Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Me­te­o­ro­lo­gia (OMM).

O di­rec­tor-ge­ral da FAO, Jo­sé Gra­zi­a­no da Sil­va, dis­se se­gun­da­fei­ra à Rá­dio ONU, em No­va Ior­que, que a ideia é cri­ar um sis­te­ma que per­mi­ta aos agri­cul­to­res sa­be­rem, com an­te­ce­dên­cia, so­bre chu­vas ou se­cas. O res­pon­sá­vel des­ta­cou que o ob­jec­ti­vo é evi­tar uma si­tu­a­ção re­cen­te, co­mo aque­la em que o El Niño ar­ra­sou par­tes de Áfri­ca e re­ver­teu pro­gres­sos al­can­ça­dos em 10 anos. “A FAO es­tá a fa­zer che­gar a to­dos os go­ver­no, em par­ce­ria com a Or­ga­ni­za­ção Me­te­o­ro­ló­gi­ca Mun­di­al, um sis­te­ma de aler­ta, que, em bre­ve, fa­re­mos che­gar aos pró­pri­os agri­cul­to­res, atra­vés dos seus te­le­mó­veis, o que vai per­mi­tir sa­ber três me­ses an­tes se vai cho­ver ou se vai ter se­ca, pa­ra se­rem cri­a­das me­di­das pre­ven­ti­vas.”

Na sua opi­nião, é pre­ci­so en­con­trar ma­nei­ras de an­te­ci­par pa­ra os agri­cul­to­res os fe­nó­me­nos na­tu­rais, es­pe­ci­al­men­te em tem­po de mu­dan­ça cli­má­ti­ca. Ex­pli­cou que o pla­ne­a­men­to aju­da a re­du­zir im­pac­tos, a pro­te­ger co­lhei­tas e a evi­tar a in­se­gu­ran­ça ali­men­tar.

O El Niño ocor­ri­do en­tre 20152016 cau­sou for­tes se­cas em Áfri­ca, es­tra­gan­do plan­ta­ções e ma­tan­do re­ba­nhos. As se­cas fo­ram se­gui­das de en­chen­tes, que tam­bém pre­ju­di­ca­ram as co­lhei­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.