O bam­bu e as su­as fun­ções

Jornal de Angola - - LAZER -

Bam­bu é o no­me que se dá às plan­tas da sub­fa­mí­lia bam­bu­soi­de­ae, uma das fa­mí­li­as das gra­mí­ne­as (po­a­ce­ae ou gra­mi­ne­ae). Es­sa sub­fa­mí­lia sub­di­vi­de-se em du­as tri­bos, a bam­bu­se­ae (os bam­bus cha­ma­dos de le­nho­sos) e a oly­rae (her­bá­ce­os).

No­vas es­pé­ci­es e va­ri­e­da­des são acres­cen­ta­das ano a ano, mas cal­cu­la-se que exis­tam cer­ca de 1.250 es­pé­ci­es no mun­do, es­pa­lha­das en­tre 90 gé­ne­ros, pre­sen­tes de for­ma na­ti­va em to­dos os con­ti­nen­tes, me­nos na Eu­ro­pa. Ha­bi­tam uma al­ta ga­ma de con­di­ções cli­má­ti­cas (zo­nas tro­pi­cais e tem­pe­ra­das) e to­po­grá­fi­cas (do ní­vel do mar até aci­ma de 4.000m).

O bam­bu tem cau­les le­nhi­fi­ca­dos, uti­li­za­dos no fa­bri­co de di­ver­sos ob­jec­tos co­mo ins­tru­men­tos mu­si­cais, mó­veis, ces­tos e até na cons­tru­ção ci­vil, on­de é uti­li­za­do na cons­tru­ção de edi­fí­ci­os à pro­va de ter­ra­mo­tos. Tam­bém é pos­sí­vel pro­du­zir, a par­tir des­ta gra­mí­nea, a fi­bra de bam­bu.

Uma ma­té­ria ve­ge­tal, co­mo o al­go­dão ou o li­nho, o bam­bu tem a seu fa­vor al­guns trun­fos su­ple­men­ta­res. A sua fi­bra, ex­traí­da de uma pas­ta ce­lu­ló­si­ca, ca­rac­te­ri­za-se pe­la sua ho­mo­ge­nei­da­de e pe­so (não amas­sa) e o seu as­pec­to su­a­ve e re­lu­zen­te, pa­re­ci­do com o da se­da. Ela tem, so­bre­tu­do, vir­tu­des res­pi­ra­tó­ri­as, an­ti­bac­te­ri­a­nas.

Um cen­tro de pes­qui­sas chi­nês des­ta­cou que, a par­tir dos anos 80, tem ha­vi­do uma in­ten­si­fi­ca­ção do uso do bam­bu em di­ver­sas áre­as in­dus­tri­ais, so­bres­sain­do-se a pro­du­ção de ali­men­tos, o fa­bri­co de pa­pel, além de apli­ca­ções em en­ge­nha­ria e em quí­mi­ca.

Pro­du­tos à ba­se de bam­bu pro­ces­sa­do (ma­dei­ra de bam­bu) po­dem subs­ti­tuir, ou até mes­mo evi­tar, o cor­te e o uso pre­da­tó­rio de flo­res­tas tro­pi­cais, des­ta­can­do-se, den­tre ou­tros, o car­vão, pa­li­tos, cha­pas de aglo­me­ra­dos, de fi­bra ori­en­ta­da (OSB) e en­tre­la­ça­das, pa­ra uso em for­mas pa­ra con­cre­to (com­pen­sa­do de bam­bu), pai­néis, pro­du­tos à ba­se de bam­bu la­mi­na­do co­la­do (tais co­mo pi­sos, for­ros, lam­bris), es­tei­ras, com­pó­si­tos, com­po­nen­tes pa­ra cons­tru­ção/ha­bi­ta­ção e in­dús­tria de mó­veis, en­tre ou­tros. Tam­bém é mui­to uti­li­za­do em vá­ri­os ti­pos de cons­tru­ções in­dí­ge­nas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.