Pro­va jun­ta atle­tas e po­pu­la­res

Ru­as da Bai­xa da ca­pi­tal re­ce­bem cor­ri­da pe­des­tre

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS |

Os fun­dis­tas na­ci­o­nais dis­pu­tam, no do­min­go, a par­tir das 8h00, a cor­ri­da pe­des­tre de­no­mi­na­da “Sol 15 anos”, em am­bos os se­xos. Com um per­cur­so de três qui­ló­me­tros e 200 me­tros, a pro­va co­me­ça na se­de do Ban­co Sol e ter­mi­na no Por­to de Lu­an­da.

A re­a­li­za­ção da cor­ri­da re­sul­ta de uma par­ce­ria en­tre a Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atletismo (FAA) e o Ban­co Sol e é dis­pu­ta­da nas ca­te­go­ri­as de fe­de­ra­dos, po­pu­la­res, por­ta­do­res de de­fi­ci­ên­cia (T11), tra­ba­lha­do­res do ban­co e mais ve­lhos.

Ho­je, às 10h00, re­a­li­za-se uma con­fe­rên­cia de im­pren­sa na se­de da fe­de­ra­ção, lo­ca­li­za­da na Ur­ba­ni­za­ção No­va Vi­da. O di­rec­tor téc­ni­co da FAA, Ar­mé­nio Gas­par, ga­ran­tiu es­ta­rem cri­a­das as con­di­ções pa­ra o êxi­to da cor­ri­da, ape­sar da re­du­ção da dis­tân­cia.

“No ano pas­sa­do, os atle­tas com­pe­ti­ram nu­ma ex­ten­são de dez qui­ló­me­tros. Mas, es­te ano, o ban­co de­ci­diu en­cur­tar, com vis­ta a uma mai­or in­clu­são dos seus fun­ci­o­ná­ri­os. Na edi­ção an­te­ri­or, ti­ve­ram di­fi­cul­da­des em che­gar à me­ta. A pro­va é do ban­co, a fe­de­ra­ção ga­ran­te ape­nas o su­por­te ins­ti­tu­ci­o­nal”, ex­pli­cou.

As ins­cri­ções en­cer­ram, ama­nhã, na se­de da FAA. Até on­tem, es­ta­vam ins­cri­tos mais de 70 atle­tas. A me­ta da fe­de­ra­ção é che­gar aos 100 fun­dis­tas. O nú­me­ro de ins­cri­tos po­de ul­tra­pas­sar a ex­pec­ta­ti­va, vis­to que as ins­cri­ções dos fun­ci­o­ná­ri­os ban­cá­ri­os são pro­ces­sa­das de for­ma se­pa­ra­da.

O pri­mei­ro clas­si­fi­ca­do fe­de­ra­do vai re­ce­ber 50 mil kwan­zas, o se­gun­do 30 e o ter­cei­ro ocu­pan­te do pó­dio 20. Na clas­se dos po­pu­la­res e atle­tas pa­ra­lím­pi­cos, 30 mil pa­ra o pri­mei­ro co­lo­ca­do, 20 e dez pa­ra as po­si­ções ime­di­a­tas. Os pri­mei­ros atle­tas mais ve­lhos re­ce­bem dez mil kwan­zas.

A pro­va co­me­ça na rua Rei Katya­va­la, com pas­sa­gem no ce­mi­té­rio dos Al­to das Cru­zes, rua de São To­mé, Ma­re­chal Broz Ti­to, (des­ci­da do Ei­xo Viá­rio), Lar­go do Am­bi­en­te, Ave­ni­da 4 de Fe­ve­rei­ro, Ho­tel Pre­si­den­te e Por­to de Lu­an­da.

No ano pas­sa­do, na ca­te­go­ria de fe­de­ra­dos, Fran­cis­co Ca­lu­vi, do In­ter­clu­be, ven­ceu a cor­ri­da, se­gui­do por Si­mão Ma­nu­el e Do­min­gos Muho­lo. Em fe­mi­ni­nos, o pri­mei­ro lu­gar do pó­dio cou­be a Lu­ci­a­na Vi­en­go. Jo­se­fi­na Bap­tis­ta e Gui­lher­mi­na Alei­xo ocu­pa­ram as po­si­ções ime­di­a­tas.

Ga­bri­el Cu­va­le­la e Se­ve­ri­na Chi­la­la ven­ce­rem na ca­te­go­ria de po­pu­la­res, Sil­ves­tre Ngu­la e Ro­sa­li­na Gui­lher­me (atle­tas pa­ra­lím­pi­cos). Er­nes­to Bas­tos e Gui­lher­mi­na Aze­ve­do fo­ram os mais ve­lhos da cor­ri­da. A cor­ri­da vi­sa sau­dar mais um ani­ver­sá­rio da ins­ti­tui­ção ban­cá­ria.

KINDALA MA­NU­EL

Cur­ta dis­tân­cia do per­cur­so é ga­ran­tia de equi­lí­brio na dis­pu­ta en­tre os fun­dis­tas fe­de­ra­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.