For­ças ar­ma­das pre­pa­ra­das pa­ra o as­sal­to fi­nal a Mos­sul

Jornal de Angola - - PARTADA -

O pri­mei­ro-mi­nis­tro do Ira­que, Hai­der al-Aba­di, dis­se on­tem que o Go­ver­no dos Es­ta­dos Uni­dos vai en­vi­ar mais sol­da­dos pa­ra aju­dar as su­as for­ças na ba­ta­lha pa­ra ex­pul­sar o “Es­ta­do Is­lâ­mi­co” de Mos­sul.

O as­sal­to a Mos­sul es­tá a ser pre­pa­ra­do pa­ra fi­nal do ano. “O Pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, Ba­rack Oba­ma, foi con­sul­ta­do so­bre um pe­di­do do Go­ver­no ira­qui­a­no por um au­men­to no nú­me­ro de ins­tru­to­res e con­se­lhei­ros sob o co­man­do da co­li­ga­ção in­ter­na­ci­o­nal no Ira­que”, dis­se Hai­der al-Aba­di em co­mu­ni­ca­do.

Hai­der al-Aba­di reu­niu-se es­ta se­ma­na com Ba­rack Oba­ma e o Vi­ceP­re­si­den­te dos EUA, Joe Bi­den à mar­gem da As­sem­bleia-Ge­ral das Na­ções Uni­das (ONU) em No­va Ior­que, em­bo­ra não es­te­ja cla­ro se che­ga­ram a acor­do. Tam­bém não foi avan­ça­do ne­nhum da­do so­bre o nú­me­ro de mi­li­ta­res nor­te-ame­ri­ca­nos so­li­ci­ta­do pe­las au­to­ri­da­des ira­qui­a­nas e se hou­ve con­fir­ma­ção ime­di­a­ta da Ca­sa Bran­ca ou do Pen­tá­go­no (Mi­nis­té­rio da De­fe­sa dos EUA).

O ge­ne­ral do Exér­ci­to Jo­seph Vo­tel, que su­per­vi­si­o­na as for­ças dos EUA no Mé­dio Ori­en­te, dis­se à im­pren­sa que pre­ten­de pe­dir sol­da­dos adi­ci­o­nais pa­ra o Ira­que.

Ac­tu­al­men­te, os EUA têm pe­lo me­nos 4.400 sol­da­dos em so­lo ira­qui­a­no, in­te­gra­dos nu­ma co­li­ga­ção in­ter­na­ci­o­nal li­de­ra­da por Washing­ton que pro­por­ci­o­na am­plo apoio aé­reo, trei­no e acon­se­lha­men­to aos mi­li­ta­res do Ira­que, que en­tra­ram em co­lap­so em 2014 com o avan­ço do “Es­ta­do Is­lâ­mi­co”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.