Financiamento às cooperativas pode desenvolver a agricultura
Os delegados ao II Congresso ordinário da JFNLA, realizado recentemente em Luanda, apelaram ao Executivo para priorizar fundos para o financiamento de cooperativas agrícolas, como forma de diversificar a economia de uma maneira eficiente e eficaz e garantir o combate à fome e à pobreza.
De acordo com o comunicado final do encontro que reelegeu Kiaku Samuel Kiala no cargo de secretário-geral da JFNLA, os congressistas aconselham igualmente o Governo a identificar novos sectores de produção na indústria extractiva, como forma de garantir fontes de arrecadação de receitas para os cofres do Estado e o país sair da dependência do petróleo.
Os delegados apelaram à juventude angolana para afluir aos postos de actualização do registo eleitoral, e recomendaram à JFNLA relançar as suas brigadas jovens nas comunidades, como forma de pôr em prática as suas estratégias de mobilização de militantes nas suas fileiras. Um apelo foi também lançado aos dirigentes e militantes da FNLA no sentido de empreenderem esforços na busca da coesão e harmonização do partido. Na abertura do Congresso, o presidente da FNLA, Lucas Ngonda, defendeu que a organização juvenil deve redobrar a sua acção mobilizadora para que o partido alcance uma vitória retumbante nas próximas eleições. Por isso, apelou a todos os jovens do país em idade eleitoral para se registarem e participarem nas “eleições da mudança social em Angola”.
A JFNLA já tinha manifestado apoio ao presidente Lucas Ngonda, em reacção aos problemas internos do partido. No mês passado o Bureau Político da FNLA denunciou elementos que à margem das estruturas da direcção do partido promovem em vários locais actividades políticas utilizando os símbolos e insígnias que identificam o partido.