Sis­te­mas de água e luz com me­lhor ges­tão

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - VE­NÂN­CIO VIC­TOR EDU­AR­DO CU­NHA |

A pro­mo­ção e o as­se­gu­ra­men­to da cor­rec­ta ges­tão e ma­nu­ten­ção dos sis­te­mas de ener­gia eléc­tri­ca e de abas­te­ci­men­to de água nas se­des mu­ni­ci­pais e co­mu­nais, po­vo­a­ções e al­dei­as vão ser re­for­ça­dos nos pró­xi­mos di­as na pro­vín­cia de Ma­lan­je.

O di­rec­tor pro­vin­ci­al da Ener­gia e Água, Jacinto Ca­cu­lo, que pres­tou a in­for­ma­ção du­ran­te o 1.º Con­se­lho Téc­ni­co Con­sul­ti­vo Alar­ga­do, dis­se que as re­fe­ri­das ac­ções vi­sam a me­lho­ria do abas­te­ci­men­to de ener­gia eléc­tri­ca e água po­tá­vel.

As de­ci­sões do en­con­tro vão con­tri­buir pa­ra a ele­va­ção dos ní­veis de abas­te­ci­men­to de água e ener­gia eléc­tri­ca à po­pu­la­ção nas zo­nas ur­ba­nas e ru­rais, bem co­mo pa­ra a sus­ten­ta­bi­li­da­de dos pro­jec­tos do sec­tor.

A di­rec­ção pro­vin­ci­al vai apoi­ar as ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais no pla­ne­a­men­to e exe­cu­ção de pro­gra­mas, ope­ra­ção e ma­nu­ten­ção dos sis­te­mas e na cri­a­ção de ba­ses de da­dos.

Jacinto Ca­cu­lo con­si­de­rou co­mo pre­cá­ria a dis­tri­bui­ção de ener­gia eléc­tri­ca nas se­des mu­ni­ci­pais e co­mu­nais, de­vi­do a de­pen­dên­cia de gru­pos ge­ra­do­res.

Pa­ra su­pe­rar es­te pro­ble­ma, dis­se que o sec­tor de­ve adop­tar as me­lho­res prá­ti­cas pa­ra ga­ran­tir a sus­ten­ta­bi­li­da­de e a ope­ra­ci­o­na­li­da­de dos mei­os exis­ten­tes, prin­ci­pal­men­te no ac­tu­al con­tex­to que o país vi­ve, que re­quer mai­or ri­gor pa­ra a sa­tis­fa­ção das ne­ces­si­da­des da po­pu­la­ção. O di­rec­tor pro­vin­ci­al dis­se que o con­se­lho con­sul­ti­vo te­ve ain­da co­mo ob­jec­ti­vo a de­fi­ni­ção dos me­lho­res mo­de­los de ges­tão e de ope­ra­ção de gru­pos ge­ra­do­res e sis­te­mas de ilu­mi­na­ção pú­bli­ca ali­men­ta­dos por pla­cas so­la­res e dos equi­pa­men­tos so­ci­ais de abas­te­ci­men­to de água. A reu­nião ser­viu ain­da pa­ra ace­le­rar a con­clu­são do in­ven­tá­rio pro­vin­ci­al de to­dos os sis­te­mas de abas­te­ci­men­to de água ava­ri­a­dos, com vis­ta à sua re­cu­pe­ra­ção.

O vi­ce-go­ver­na­dor de Ma­lan­je pa­ra a área Eco­nó­mi­ca, Do­min­gos Edu­ar­do, con­si­de­rou a ener­gia e a água co­mo um sec­tor es­tra­té­gi­co pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da pro­vín­cia e do país, des­ta­can­do os ele­va­dos in­ves­ti­men­tos que es­tão a ser fei­tos pe­lo Exe­cu­ti­vo.

Do­min­gos Edu­ar­do re­al­çou que a cons­tru­ção da Bar­ra­gem de Laú­ca, um dos mai­o­res pro­jec­tos hi­dro­e­léc­tri­cos do país e da Áfri­ca Aus­tral, cons­ti­tui uma opor­tu­ni­da­de pa­ra a elec­tri­fi­ca­ção da pro­vín­cia.

O vi­ce-go­ver­na­dor des­ta­cou a cons­tru­ção e re­cu­pe­ra­ção de sis­te­mas de água em vá­ri­os mu­ni­cí­pi­os, bem co­mo o re­for­ço do abas­te­ci­men­to a par­tir do rio Cui­je.

NI­LO MA­TEUS

Vá­ri­os sis­te­mas de cap­ta­ção e abas­te­ci­men­to de água po­tá­vel es­tão a ser re­a­bi­li­ta­dos e cons­truí­dos na ci­da­de de Ma­lan­je e ar­re­do­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.