Es­cri­to­ra Cre­mil­da de Li­ma lan­ça His­tó­ri­as de En­can­tar

Jornal de Angola - - CULTURA - MÁ­RIO COHEN |

Uma aven­tu­ra nas nu­vens e o gran­de pás­sa­ro de fer­ro que avis­ta um mar de flo­cos de al­go­dão for­man­do ani­mais, flo­res, anões e gi­gan­tes, num ver­da­dei­ro par­que de di­ver­sões, é o con­teú­do do no­vo li­vro in­fan­til de Cre­mil­da Li­ma, in­ti­tu­la­do “Du­as His­tó­ri­as de En­can­tar”.

Apre­sen­ta­do na quar­ta-fei­ra, no Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, em Lu­an­da, o li­vro re­pre­sen­ta uma vi­a­gem de aven­tu­ra nas nu­vens num tra­jec­to de avião que in­clui tam­bém uma fic­ção de Mar­ta, Li­li­a­na e Rui. A se­gun­da his­tó­ria, com o tí­tu­lo “Brin­ca­dei­ras ao Luar”, pas­sa-se no Mor­ro da Mai­an­ga, on­de os fru­tos ga­nham vi­da, dan­çam e brin­cam com as cri­an­ças. O lan­ça­men­to do li­vro apre­sen­ta­do por Ke­nia Ca­mo­tim, com 45 pá­gi­nas e ilus­tra­do por Ana Va­len­te, es­tá en­qua­dra­do nu­ma par­cei­ra en­tre o Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, a Leya e a Tex­to Edi­to­ra.

“Du­as His­tó­ri­as de En­can­tar” che­ga ao mer­ca­do literário três se­ma­nas de­pois da au­to­ra ter apre­sen­ta­do na se­de da União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos (UEA), em Lu­an­da, o li­vro “Te­tembwa ya Di­pan­da”, ex­pres­são quim­bun­do que em por­tu­guês sig­ni­fi­ca “Es­tre­la da In­de­pen­dên­cia”.

Cre­mil­da de Li­ma nas­ceu em Lu­an­da, a 25 de Mar­ço de 1940. Tem o cur­so de Ma­gis­té­rio Pri­má­rio, as­sim co­mo for­ma­ção su­pe­ri­or em Ci­ên­ci­as da Edu­ca­ção, op­ção Pe­da­go­gia, e li­cen­ci­a­tu­ra pe­la Es­co­la Su­pe­ri­or de Edu­ca­ção de Lei­ria. Ac­tu­al­men­te, é pro­fes­so­ra do en­si­no de ba­se do I ci­clo. Foi no­me­a­da pa­ra o Pré­mio In­ter­na­ci­o­nal de Li­te­ra­tu­ra In­fan­to-Ju­ve­nil As­trid Lind­grem.

Co­me­çou a tra­ba­lhar em 1964 e con­ti­nua a en­si­nar e a man­ter a mes­ma de­ter­mi­na­ção e em­pe­nho. É mem­bro da União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos e da as­so­ci­a­ção cul­tu­ral Chá de Ca­xin­de.

PAU­LI­NO DA­MIÃO

No­va obra da es­cri­to­ra já es­tá nas ban­cas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.