Ho­tel so­fre in­cên­dio em Ond­ji­va

Jornal de Angola - - DESPORTO - DO­MIN­GOS CALUCIPA |

Um in­cên­dio de gran­des pro­por­ções de­fla­grou on­tem no Ho­tel Águia Ver­de, na ci­da­de de Ond­ji­va, ten­do con­su­mi­do in­tei­ra­men­te as es­tru­tu­ras da área ad­mi­nis­tra­ti­va, nu­ma al­tu­ra em que se pre­pa­ra­va pa­ra aco­lher um en­con­tro de al­to ní­vel en­tre o go­ver­na­dor Kun­di Paiha­ma e al­guns con­vi­da­dos.

Se­gun­do o ge­ren­te do ho­tel, Pe­dro Bran­da, o in­cên­dio deu-se por vol­ta das 13h00, quan­do na com­pa­nhia da pro­pri­e­tá­ria do imó­vel ul­ti­ma­vam os pre­pa­ra­ti­vos pa­ra o en­con­tro do go­ver­na­dor.

As cha­mas pro­pa­ga­ram-se de for­ma mui­to rá­pi­da. Tu­do acon­te­ceu quan­do os dois se au­sen­ta­ram por cin­co mi­nu­tos em bus­ca de al­guns ar­ti­gos na al­tu­ra em fal­ta, e no seu re­gres­so de­pa­ra­ram-se com as cha­mas a con­su­mi­rem o imó­vel de co­ber­tu­ra de ca­pim com gran­de in­ten­si­da­de na par­te tra­sei­ra.

O in­cên­dio con­su­miu dois ga­bi­ne­tes, uma sa­la de reu­niões e a gua­ri­ta. Fi­cou tam­bém des­truí­da to­da a do­cu­men­ta­ção do ho­tel, com­pu­ta­do­res, vá­ri­os dos­si­ers im­por­tan­tes e equi­pa­men­tos de es­cri­tó­rio.Pe­dro Bran­da ad­mi­te ser uma ac­ção de sa­bo­ta­gem, em que al­guém te­rá ati­ra­do fo­go ao ca­pim a par­tir das tra­sei­ras, não obs­tan­te o ho­tel es­tar ve­da­do com um mu­ro al­to. “Acho que é uma ac­ção bem pre­pa­ra­da. Es­ta­mos con­fi­an­tes que a in­ves­ti­ga­ção vai des­ven­dar o au­tor des­te gran­de pre­juí­zo”, re­fe­riu. O cor­po de bom­bei­ros foi ac­ci­o­na­do um pou­co tar­di­a­men­te, con­for­me o seu co­man­dan­te em exer­cí­cio, Gus­ta­vo Ntyam­ba. Com dois ca­miões cis­ter­nas e 20 efec­ti­vos não con­se­guiu evi­tar as gran­des cha­mas que con­su­mi­ram as du­as es­tru­tu­ras de ca­pim do ho­tel.

Não obs­tan­te as di­fi­cul­da­des de aces­si­bi­li­da­de, o cor­po de bom­bei­ros con­se­guiu neu­tra­li­zar o fo­go que se es­ta­va a pro­pa­gar pa­ra o edi­fí­cio cen­tral, ten­do ape­nas con­su­mi­do um quar­to pa­ra hos­pe­da­gem.

Gus­ta­vo Ntyam­ba dis­se que o seu efec­ti­vo en­con­trou já qua­se tu­do em cha­mas, e hou­ve di­fi­cul­da­des de po­si­ci­o­na­men­to dos equi­pa­men­tos de ex­tin­ção.

O in­cên­dio es­tá a sus­ci­tar vá­ri­as in­qui­e­ta­ções e in­ter­ro­ga­ções, de­pois de um epi­só­dio qua­se idên­ti­co ter su­ce­di­do se­gun­da-fei­ra des­ta se­ma­na na sa­la do Pa­lá­cio do Go­ver­no, igual­men­te nu­ma al­tu­ra que se apres­ta­va pa­ra aco­lher uma reu­nião do no­vo go­ver­na­dor.

Quan­do fal­ta­vam pou­cos mi­nu­tos pa­ra o iní­cio da reu­nião de Kun­di Paiha­ma com ges­to­res pú­bli­cos, eis que se deu um inu­si­ta­do cur­to-cir­cui­to que da­ni­fi­cou boa par­te dos equi­pa­men­tos eléc­tri­cos, in­vi­a­bi­li­zan­do as­sim o aguar­da­do en­con­tro, o que obri­gou a trans­fe­rir o mes­mo pa­ra a sa­la da Es­co­la Téc­ni­ca de Saú­de.

ELAUTÉRIO SILIPULENI| OND­JI­VA

Ima­gem das ins­ta­la­ções do Ho­tel Águia Ver­de em cha­mas on­tem em Ond­ji­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.