País

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

com des­ta­que pa­ra a Na­mí­bia, Zim­babwe e Áfri­ca do Sul. Pa­ra Mi­guel da Cos­ta Fi­lho, os le­ga­dos de Agos­ti­nho Ne­to con­ti­nu­am a ser­vir de ori­en­ta­ção do par­ti­do go­ver­nan­te pa­ra re­sol­ver os prin­ci­pais pro­ble­mas da po­pu­la­ção. “Ne­to é uma fi­gu­ra in­con­tor­ná­vel, que de­ve ser es­tu­da­da pe­las no­vas ge­ra­ções”, res­sal­tou.

No Cu­an­do Cu­ban­go, as ac­ti­vi­da­des alu­si­vas ao 17 de Se­tem­bro in­cluí­ram vi­si­tas às ca­dei­as do Mis­som­bo, ao tú­mu­lo do Rei Vu­non­gue e ao pro­jec­to de re­qua­li­fi­ca­ção da zo­na ri­bei­ri­nha do rio Kwe­be. Cons­ta­ram ain­da do pro­gra­ma palestras so­bre a vi­da e obra de Ne­to, ac­ti­vi­da­des cul­tu­rais, vi­si­ta ao Me­mo­ri­al do Cui­to Cu­a­na­va­le, con­fe­rên­ci­as so­bre a di­men­são po­lí­ti­ca, his­tó­ri­ca e cul­tu­ral do He­rói Na­ci­o­nal, além de de­ba­tes ra­di­o­fó­ni­cos. Ain­da on­tem, o de­le­ga­do pro­vin­ci­al da Jus­ti­ça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos do Mo­xi­co, Do­min­gos Má­qui­na, des­ta­cou, du­ran­te uma pa­les­tra, as qua­li­da­des pa­trió­ti­cas, po­lí­ti­cas e o le­ga­do dei­xa­dos pe­lo pri­mei­ro Pre­si­den­te de An­go­la.

Ao dis­ser­tar so­bre a “Di­men­são His­tó­ri­ca de Agos­ti­nho Ne­to”, Do­min­gos Má­qui­na afir­mou que Agos­ti­nho Ne­to se­rá sem­pre a mai­or re­fe­rên­cia de to­do o pro­ces­so de Li­ber­ta­ção Na­ci­o­nal, cu­jos en­si­na­men­tos mui­to con­tri­buí­ram pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel do país.

O pa­les­tran­te re­al­çou ain­da que Agos­ti­nho Ne­to dei­xou mui­tos en­si­na­men­tos, sin­te­ti­za­dos no le­ga­do “De Ca­bin­da ao Cu­ne­ne, um só po­vo, uma só na­ção”, que ma­ni­fes­ta­va a ne­ces­si­da­de da cons­tru­ção e con­so­li­da­ção da uni­da­de na­ci­o­nal.

O de­le­ga­do pro­vin­ci­al da Jus­ti­ça exor­tou à po­pu­la­ção a se­guir os en­si­na­men­tos e ide­ais de Ne­to, pois, sem uni­da­de não há in­de­pen­dên­cia e de­sen­vol­vi­men­to so­ci­al e eco­nó­mi­co no país.

“O le­ma ‘O mais im­por­tan­te é re­sol­ver os pro­ble­mas do po­vo’ con­subs­tan­cia-se no com­ba­te à fo­me, re­du­ção da po­bre­za ex­tre­ma e reconstrução na­ci­o­nal, e fru­to dis­to, hoje o país ga­nhou no­vo ru­mo na sua má­qui­na ad­mi­nis­tra­ti­va, so­ci­al, po­lí­ti­ca, cul­tu­ral e eco­nó­mi­ca, ga­ran­tin­do as­sim o bem-es­tar ao po­vo an­go­la­no”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.