Qu­ar­te­to com­pe­te no Rio Se­co

Equi­pas can­di­da­tas ao tí­tu­lo do BIC Bas­ket ga­nham em­ba­lo no 1º de Agos­to

Jornal de Angola - - DESPORTO - ARMINDO PE­REI­RA |

O 1º de Agos­to re­a­li­za, de 5 a 7 do cor­ren­te, a 8ª edi­ção do Tor­neio de Basquetebol Victorino Cu­nha, em sé­ni­or mas­cu­li­nos, a par­tir das 17h00 de quin­ta-fei­ra, no pa­vi­lhão do clu­be, com a par­ti­ci­pa­ção da equi­pa da ca­sa, Pe­tro de Lu­an­da, In­ter­clu­be e Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo.

Re­a­li­za­da em par­ce­ria com a As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Lu­an­da (APBL), a pro­va vi­sa ho­me­na­ge­ar a fi­gu­ra em­ble­má­ti­ca que foi Victorino Cu­nha no basquetebol an­go­la­no e dar rit­mo com­pe­ti­ti­vo aos atle­tas das qua­tro prin­ci­pais equi­pas, que pre­pa­ram o ar­ran­que da 39ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to Na­ci­o­nal, BIC Bas­ket, cu­jo tí­tu­lo es­tá em pos­se dos an­fi­triões.

A pro­va vai ser dis­pu­ta­da no sis­te­ma de to­dos con­tra to­dos a uma vol­ta, sa­gran­do-se ven­ce­dor a equi­pa que so­mar o mai­or nú­me­ro de pon­tos. No pri­mei­ro dia o ca­len­dá­rio re­ser­va as par­ti­das Pe­tro de Lu­an­daIn­ter­clu­be, às 17h00, e às 20h00 o 1º de Agos­to me­de for­ças com Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo, na par­ti­da de mai­or car­taz da jor­na­da inau­gu­ral.

O Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo le­va uma ro­da­gem com­pe­ti­ti­va con­si­de­rá­vel em re­la­ção as de­mais equi­pas, uma vez ter dis­pu­ta­do re­cen­te­men­te o Tor­neio In­ter­na­ci­o­nal de Lis­boa, no qual fi­cou na se­gun­da po­si­ção, atrás do Ben­fi­ca. Par­ti­ci­pa­ram ain­da o Ovi­e­do Club e Mai­or­ca, am­bos da pri­mei­ra di­vi­são es­pa­nho­la.

De acor­do com o pro­gra­ma, as par­ti­das são an­te­ce­di­das de pa­les­tras, no pe­río­do da ma­nhã, des­ti­na­das a trei­na­do­res dos es­ca­lões de for­ma­ção. Quar­ta-fei­ra às 9h00, o pro­fes­sor Jor­ge Araú­jo vai dis­ser­tar so­bre "Trei­na­dor ges­tor e lí­der”, en­quan­to Raul Duarte te­rá a in­cum­bên­cia de abor­dar o te­ma “Os prin­cí­pi­os a res­pei­tar na de­fe­sa ho­mem a ho­mem”.

O pri­mei­ro dia de pa­les­tras vai ser en­cer­ra­do pe­lo pro­fes­sor Hu­go Lo­pes, com abor­da­gem so­bre “Con­tra-ata­que, prin­cí­pi­os a res­pei­tar e uti­li­zar”. Nos di­as sub­se­quen­tes vão ser ain­da dis­cu­ti­dos ou­tros seis te­mas, dois dos quais com pre­lec­ção do téc­ni­co La­za­re Adin­go­no e Victorino Cu­nha.

O ho­me­na­ge­a­do con­du­ziu An­go­la aos seus três pri­mei­ros tro­féus con­ti­nen­tais em se­ni­o­res mas­cu­li­nos. Ho­je já são 11, pal­ma­rés que co­lo­ca o país na li­de­ran­ça iso­la­da do “ran­king” afri­ca­no. No se­gun­do lu­gar es­tão Se­ne­gal e Egip­to, com cin­co ca­da. Re­ti­ra­do das qua­dras, é con­sul­tor do mi­nis­tro da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos e ins­tru­tor da FIBA Áfri­ca. Já ori­en­tou o 1º de Agos­to e Pe­tro de Lu­an­da e es­te­ve na ori­gem da car­rei­ra de vá­ri­os in­ter­na­ci­o­nais an­go­la­nos, com par­ti­cu­lar des­ta­que pa­ra Je­an Jac­ques da Conceição, a mai­or re­fe­rên­cia do basquetebol an­go­la­no, úni­co afri­ca­no no Hall da Fa­ma da FIBA.

A ní­vel in­ter­na­ci­o­nal, fi­cou o re­gis­to que sob a sua ori­en­ta­ção a Se­lec­ção Na­ci­o­nal ven­ceu a con­gé­ne­re de Es­pa­nha, nos Jo­gos Olím­pi­cos de 1992, por 20 pon­tos de di­fe­ren­ça. Nes­se even­to re­a­li­za­do em Bar­ce­lo­na, An­go­la foi o pri­mei­ro país a de­fron­tar os EUA, in­te­gra­dos por jo­ga­do­res da NBA. Sá­ba­do, a equi­pa do Pe­tro con­ser­vou a in­ven­ci­bi­li­da­de, ao der­ro­tar o 1º de Agos­to, por 94-81, em par­ti­da da quar­ta jor­na­da do Cam­pe­o­na­to Pro­vin­ci­al de Lu­an­da, que se dis­pu­tou no Pa­vi­lhão Gim­no­des­por­ti­vo da Ci­da­de­la.

A for­ma­ção mi­li­tar en­trou me­lhor na par­ti­da e es­te­ve a ven­cer ao in­ter­va­lo por qua­tro pon­tos de di­fe­ren­ça (48-44), mas os tri­co­lo­res sou­be­ram apro­vei­tar as fa­lhas do seu opo­si­tor, ten­do me­lho­ra­do a efi­ci­ên­cia nos lan­ça­men­tos de cam­po pa­ra triun­far.

Na ou­tra par­ti­da, a Ma­ri­nha de Gu­er­ra der­ro­tou o Pro­gres­so do Sam­bi­zan­ga, por 71-53. O Pe­tro de Lu­an­da é o lí­der do Pro­vin­ci­al de Lu­an­da com se­te pon­tos, se­gui­do pe­lo 1º de Agos­to com me­nos um.

SAN­TOS PE­DRO

Pe­tro de Lu­an­da re­for­çou a sua in­ven­ci­bi­li­da­de no Cam­pe­o­na­to Pro­vin­ci­al ao der­ro­tar sá­ba­do o 1º de Agos­to no Pa­vi­lhão da Ci­da­de­la

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.