Po­lí­cia de­ba­te em Ca­bin­da ges­tão de re­cur­sos hu­ma­nos

Jornal de Angola - - POLÍTICA - NICODEMOS PAU­LO | Uí­ge

Res­pon­sá­veis dos Re­cur­sos Hu­ma­nos dos co­man­dos pro­vin­ci­ais da Po­lí­cia Na­ci­o­nal em Ca­bin­da, Ben­go, Ma­lan­je, Cu­an­za Nor­te, Zai­re e Uí­ge ana­li­sa­ram on­tem, nes­ta ci­da­de, ques­tões re­la­ci­o­na­das com a ges­tão dos efec­ti­vos.

Na reu­nião, os par­ti­ci­pan­tes de­ba­te­ram as­sun­tos re­la­ci­o­na­dos com a si­tu­a­ção do con­ten­ci­o­so e aten­ção ao ho­mem, a evo­lu­ção da for­ma­ção e en­si­no, a evo­lu­ção e pro­vi­men­to dos qua­dros, pro­ces­sa­men­to e re­mu­ne­ra­ção dos efec­ti­vos, tra­mi­ta­ção dos pro­ces­sos so­bre sub­sí­di­os de mor­te e pen­são de so­bre­vi­vên­cia, bem co­mo a es­tra­ti­fi­ca­ção de da­dos so­bre a dis­tri­bui­ção dos efec­ti­vos co­lo­ca­dos nos co­man­dos mu­ni­ci­pais.

O co­man­dan­te pro­vin­ci­al da Po­lí­cia Na­ci­o­nal no Uí­ge, co­mis­sá­rio An­tó­nio Si­mão Lei­tão Ri­bei­ro, que pro­ce­deu à aber­tu­ra da reu­nião na qua­li­da­de de an­fi­trião, re­fe­riu que os ór­gãos de re­cur­sos hu­ma­nos têm a mis­são de ge­rir os fun­ci­o­ná­ri­os da ins­ti­tui­ção des­de o pro­ces­so de se­lec­ção, re­cru­ta­men­to, for­ma­ção e pro­gres­são na car­rei­ra pro­fis­si­o­nal.

“A ori­en­ta­ção téc­ni­ca e pro­fis­si­o­nal nes­ta área é in­dis­pen­sá­vel pa­ra o ma­nu­se­a­men­to dos mei­os téc­ni­cos co­lo­ca­dos à vos­sa dis­po­si­ção, daí que se jus­ti­fi­ca a re­a­li­za­ção pe­rió­di­ca de ac­ções for­ma­ti­vas e a uni­for­mi­za­ção de téc­ni­cas e pro­ce­di­men­tos en­tre os di­fe­ren­tes co­man­dos pro­vin­ci­ais”, dis­se.

A ges­tão dos re­cur­sos hu­ma­nos é um te­ma de per­ma­nen­te aná­li­se, a ní­vel da cor­po­ra­ção, pa­ra pro­cu­rar as me­lho­res so­lu­ções pa­ra os pro­ble­mas do sec­tor. “Por is­so, es­pe­ra­mos que es­te en­con­tro fa­ça um di­ag­nós­ti­co exaus­ti­vo das prin­ci­pais pre­o­cu­pa­ções que afec­tam o fun­ci­o­na­men­to des­ta área, e apon­te ca­mi­nhos pa­ra que as mes­mas se­jam de­be­la­das”, re­fe­riu.

O co­man­dan­te ori­en­tou os res­pon­sá­veis dos re­cur­sos hu­ma­nos no sen­ti­do de pres­ta­rem mai­or aten­ção aos pro­ces­sos re­la­ti­vos à pen­são de so­bre­vi­vên­cia des­ti­na­da às viú­vas e fi­lhos me­no­res dos efec­ti­vos fa­le­ci­dos, pa­ra con­fe­rir mai­or es­ta­bi­li­da­de às fa­mí­li­as. “Es­ta é uma ta­re­fa im­por­tan­te que pre­ci­sa­mos ver com mui­ta aten­ção e ve­lar pe­la for­ma­ção e pro­mo­ção gra­du­al e con­tí­nua dos efec­ti­vos”, con­cluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.