Três ci­en­tis­tas dos Reino Uni­do ga­lar­do­a­dos com No­bel da Fí­si­ca

Jornal de Angola - - PARTADA -

O pré­mio No­bel da Fí­si­ca foi on­tem atri­buí­do a três ci­en­tis­tas bri­tâ­ni­cos, pe­lo seu tra­ba­lho so­bre os es­ta­dos exó­ti­cos da ma­té­ria, que po­dem ter apli­ca­ções fu­tu­ras na elec­tró­ni­ca, co­mo, por exem­plo, no de­sen­vol­vi­men­to de com­pu­ta­do­res quân­ti­cos e de ou­tras tec­no­lo­gi­as re­vo­lu­ci­o­ná­ri­as.

Da­vid J. Thou­less é pro­fes­sor emé­ri­to da Uni­ver­si­da­de de Washing­ton, nos Es­ta­dos Uni­dos, F. Dun­can M. Hal­da­ne de­sen­vol­veu pes­qui­sas na Uni­ver­si­da­de Prin­ce­ton, nos Es­ta­dos Uni­dos e J. Mi­cha­el Kos­ter­litz é pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de Brown, tam­bém nos Es­ta­dos Uni­dos.

O mérito do pré­mio foi atri­buí­do mai­o­ri­ta­ri­a­men­te a Da­vid J. Thou­less, por cau­sa, se­gun­do o Comité No­bel, das su­as con­tri­bui­ções “cru­ci­ais”. Hal­da­ne e Kos­ter­litz vão di­vi­dir em par­tes iguais a ou­tra me­ta­de do va­lor mo­ne­tá­rio to­tal do No­bel, ava­li­a­do em 993 mil dó­la­res

“Os pre­mi­a­dos abri­ram a por­ta pa­ra um mun­do des­co­nhe­ci­do em que a ma­té­ria po­de as­su­mir es­ta­dos es­tra­nhos. Eles usa­ram mé­to­dos ma­te­má­ti­cos avan­ça­dos pa­ra es­tu­dar fa­ses, ou es­ta­dos, nãou­su­ais da ma­té­ria, tais co­mo su­per­con­du­to­res, su­per­fluí­dos ou fi­nos fil­mes mag­né­ti­cos. Gra­ças ao seu tra­ba­lho pi­o­nei­ro, a pes­qui­sa ho­je con­cen­tra-se em fa­ses no­vas e exó­ti­cas da ma­té­ria. Es­pe­ra-se que no fu­tu­ro ha­ja apli­ca­ções da sua in­ves­ti­ga­ção na ci­ên­cia e na elec­tró­ni­ca”, in­for­mou em no­ta a Aca­de­mia Re­al Su­e­ca de Ci­ên­ci­as.

O pré­mio de Fí­si­ca foi o se­gun­do No­bel a ser atri­buí­do es­te ano. Na se­gun­da-fei­ra, o ja­po­nês Yoshi­no­ri Oh­su­mi re­ce­beu o de Me­di­ci­na e Fi­si­o­lo­gia, por ter des­co­ber­to co­mo as cé­lu­las se de­gra­dam e re­ci­clam o seu pró­prio con­teú­do, num pro­ces­so, cha­ma­do au­to­fa­gia, que po­de le­var a um me­lhor en­ten­di­men­to de do­en­ças co­mo o can­cro, Par­kin­son e di­a­be­tes ti­po 2.

Ho­je é co­nhe­ci­do o pre­mi­a­do em Quí­mi­ca, na sex­ta-fei­ra o da Paz e na se­gun­da-fei­ra o de Eco­no­mia. O pré­mio de Li­te­ra­tu­ra é anun­ci­a­do no dia 13.

AFP

Da­vid J. Thou­less é o prin­ci­pal lau­re­a­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.