Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al pe­de ges­tão ri­go­ro­sa

Jornal de Angola - - PARTADA - CASIMIRO JO­SÉ |

O mi­nis­tro da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al, Jo­sé Luís de Ma­tos, ins­tou on­tem, na ci­da­de do Sum­be, os con­se­lhos de ad­mi­nis­tra­ção das em­pre­sas pú­bli­cas do sec­tor a ra­ci­o­na­li­za­rem os pou­cos re­cur­sos dis­po­ní­veis, no qua­dro das ac­tu­ais di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras por que pas­sa o país.

“Es­ta­mos a vi­ver mo­men­tos di­fí­ceis, do pon­to de vis­ta fi­nan­cei­ro. Mas se fi­zer­mos um bom exer­cí­cio com os par­cos re­cur­sos de que dis­po­mos, po­de­mos fa­zer mui­to”, dis­se o mi­nis­tro, que efec­tua des­de on­tem uma vi­si­ta de tra­ba­lho de 72 ho­ras à pro­vín­cia do Cu­an­za Sul.

Jo­sé Luís de Ma­tos re­co­nhe­ceu o es­for­ço em­pre­en­di­do pe­los pro­fis­si­o­nais dos dis­tin­tos ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, lem­bran­do que o Exe­cu­ti­vo tem o com­pro­mis­so de re­sol­ver os pro­ble­mas que afec­tam as em­pre­sas tu­te­la­das pe­lo sec­tor.

O di­rec­tor pro­vin­ci­al da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al, Da­vid The­mu­do, apre­sen­tou à co­mi­ti­va mi­nis­te­ri­al um re­la­tó­rio sín­te­se das prin­ci­pais di­fi­cul­da­des que afec­tam as dis­tin­tas em­pre­sas lo­cais da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al, co­mo a fal­ta de ver­bas pa­ra a ma­nu­ten­ção das vi­a­tu­ras de tra­ba­lho e dos gru­pos ge­ra­do­res, pa­ra cus­te­ar as des­lo­ca­ções em tra­ba­lho e pa­ra dar cur­sos de re­fres­ca­men­to aos jornalistas.

Da­vid The­mu­do su­ge­riu a ins­ta­la­ção de sub­di­rec­ções da Edi­ções No­vem­bro e da Rá­dio Na­ci­o­nal de An­go­la nas se­des mu­ni­ci­pais, pa­ra uma co­ber­tu­ra mais efi­caz a ní­vel da pro­vín­cia, sa­li­en­tan­do que al­guns mu­ni­cí­pi­os dis­tam mais de 300 qui­ló­me­tros da se­de pro­vin­ci­al.

Os di­rec­to­res pro­vin­ci­ais da Edi­ções No­vem­bro, Rá­dio Na­ci­o­nal, Angop e Te­le­vi­são Pú­bli­ca de An­go­la (TPA) ma­ni­fes­ta­ram-se pre­o­cu­pa­dos com a fal­ta de qua­dros ca­pa­ci­ta­dos nos res­pec­ti­vos ór­gãos e a ir­re­gu­la­ri­da­de na alo­ca­ção do fun­do de ma­neio, si­tu­a­ções que têm es­ta­do a di­fi­cul­tar o fun­ci­o­na­men­to nor­mal das res­pec­ti­vas di­rec­ções. Em res­pos­ta às pre­o­cu­pa­ções le­van­ta­das, os pre­si­den­tes dos con­se­lhos de ad­mi­nis­tra­ção e seus re­pre­sen­tan­tes des­car­ta­ram a pos­si­bi­li­da­de de ve­rem re­sol­vi­dos os pro­ble­mas no cur­to pra­zo, ten­do em con­ta as ac­tu­ais di­fi­cul­da­des eco­nó­mi­cas e fi­nan­cei­ras do país. A vi­ce-go­ver­na­do­ra do Cu­an­za Sul pa­ra o sec­tor Po­lí­ti­co e So­ci­al, Ma­ria de Lour­des Vei­ga, pro­me­teu pro­mo­ver cur­sos de for­ma­ção pa­ra do­tar os jornalistas de mai­or com­pe­tên­cia pro­fis­si­o­nal, na ba­se de um con­vé­nio a es­ta­be­le­cer com o Cen­tro de For­ma­ção de Jornalistas (Ce­fo­jor).

Em re­la­ção à ex­pan­são dos ser­vi­ços das em­pre­sas de Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al, a vi­ce-go­ver­na­do­ra de­fen­deu mais in­ves­ti­men­tos no sec­tor. So­li­ci­tou o me­lho­ra­men­to dos si­nais da rá­dio e da te­le­vi­são, pa­ra be­ne­fi­ci­ar, so­bre­tu­do, os mu­ni­cí­pi­os de Cas­son­gue e do Libolo.

No qua­dro da vi­si­ta ao Cu­an­za Sul, o mi­nis­tro Jo­sé Luís de Ma­tos vi­si­tou on­tem os cen­tros emis­so­res da RNA e da TPA no Sum­be.

Ho­je, o pro­gra­ma da vi­si­ta ins­cre­ve a des­lo­ca­ção do mi­nis­tro ao mu­ni­cí­pio da Ce­la, on­de vai co­lo­car a pri­mei­ra pe­dra pa­ra a cons­tru­ção da rá­dio Wa­cu Cun­go, se­guin­do de­pois pa­ra o mu­ni­cí­pio do Libolo, úl­ti­ma eta­pa da vi­si­ta à pro­vín­cia do Cu­an­za Sul.

Com o mi­nis­tro da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al es­tão os pre­si­den­tes dos con­se­lhos de ad­mi­nis­tra­ção da RNA, Angop e TPA. A Edi­ções No­vem­bro es­tá re­pre­sen­ta­da pe­lo ad­mi­nis­tra­dor exe­cu­ti­vo pa­ra a área de Cir­cu­la­ção e Ven­das.

A de­le­ga­ção mi­nis­te­ri­al in­te­gra ain­da os di­rec­to­res do Ce­fo­jor, da Di­rec­ção de Do­cu­men­ta­ção e In­for­ma­ção e do Ga­bi­ne­te de Es­tu­do e Pla­ne­a­men­to Es­ta­tís­ti­co do Mi­nis­té­rio da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al.

CASIMIRO JO­SÉ| SUM­BE

Mi­nis­tro Jo­sé Luís de Ma­tos ape­lou a uma ges­tão ri­go­ro­sa das em­pre­sas pú­bli­cas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.