Re­la­tó­rio do re­gis­to en­tre­gue à CNE

ÓR­GÃO DE SUPERVISÃO DO PRO­CES­SO ELEI­TO­RAL

Jornal de Angola - - PARTADA - ADELINA INÁ­CIO |

O Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio en­tre­gou on­tem à Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral (CNE) o pri­mei­ro re­la­tó­rio com a in­for­ma­ção so­bre o pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral. Do re­la­tó­rio, en­tre­gue pe­lo mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Bor­ni­to de Sousa, ao pre­si­den­te da CNE, An­dré da Sil­va Ne­to, cons­ta que até ao mo­men­to um mi­lhão e no­ve­cen­tos mil ci­da­dãos já têm os seus da­dos ac­tu­a­li­za­dos. O di­rec­tor na­ci­o­nal das Tec­no­lo­gi­as e Apoio aos pro­ces­sos elei­to­rais, An­tó­nio de Le­mos, ex­pli­cou que do re­la­tó­rio cons­tam ain­da in­for­ma­ções li­ga­das aos fis­cais dos par­ti­dos po­lí­ti­cos.

O Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio en­tre­gou on­tem à Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral o pri­mei­ro re­la­tó­rio com a in­for­ma­ção so­bre o pro­ces­so do re­gis­to elei­to­ral. Do re­la­tó­rio, en­tre­gue pe­lo mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Bor­ni­to de Sousa, ao pre­si­den­te da CNE, An­dré Ne­to, cons­ta que até ao mo­men­to um mi­lhão e no­ve­cen­tos mil ci­da­dãos já têm os seus da­dos ac­tu­a­li­za­dos

O di­rec­tor na­ci­o­nal das Tec­no­lo­gi­as e Apoio aos pro­ces­sos elei­to­rais do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, An­tó­nio de Le­mos, ex­pli­cou que do re­la­tó­rio cons­tam in­for­ma­ções li­ga­das aos fis­cais dos par­ti­dos po­lí­ti­cos, a for­ma co­mo o pro­ces­so es­tá a ser ge­ri­do, a mo­bi­li­za­ção das bri­ga­das.

An­tó­nio de Le­mos fez uma ava­li­a­ção po­si­ti­va do pro­ces­so e su­bli­nhou que os da­dos que cons­tam do re­la­tó­rio re­la­ti­vos à actualização cor­res­pon­dem à ex­pec­ta­ti­va do Exe­cu­ti­vo em re­la­ção ao pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral. “Es­ta­mos no bom ca­mi­nho, prin­ci­pal­men­te com a en­tra­da pro­gres­si­va das bri­ga­das. Na se­gun­da-fei­ra co­me­çou a for­ma­ção de mais bri­ga­dis­tas pa­ra com­ple­tar os 4.500”, adi­an­tou.

Os par­ti­dos po­lí­ti­cos es­tão a com­pa­re­cer nos pos­tos de re­gis­to pa­ra fis­ca­li­za­rem o pro­ces­so. O pro­ces­so de actualização do re­gis­to nas áre­as de di­fí­cil aces­so co­me­ça no mês de No­vem­bro. “Nes­te mo­men­to es­ta­mos a re­ce­ber as pro­pos­tas con­cre­tas das pro­vín­ci­as do pon­to de vis­ta de ca­len­da­ri­za­ção pa­ra que, com apoio da For­ça Aé­rea, pos­sa­mos in­te­ra­gir e pas­sar à ac­ção”, re­al­çou. A por­ta-voz da Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral, Jú­lia Fer­rei­ra, dis­se que o Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio de­ve apre­sen­tar tri­mes­tral­men­te a es­te ór­gão elei­to­ral o re­la­tó­rio do pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral. O ac­to ofi­ci­al, dis­se, re­pre­sen­ta o pri­mei­ro re­la­tó­rio de pro­gres­so das ope­ra­ções de re­gis­to elei­to­ral.

Jú­lia Fer­rei­ra su­bli­nhou o fac­to de, em­bo­ra a lei es­ta­be­le­cer que o re­la­tó­rio de­ve ser en­tre­gue tri­mes­tral­men­te, o do­cu­men­to foi en­tre­gue com an­te­ci­pa­ção. A CNE, acres­cen­tou, vai co­me­çar a tra­ba­lhar com os da­dos e in­for­ma­ções for­ne­ci­das pe­lo MAT. A por­ta-voz dis­se que a CNE vai co­me­çar a dar o tra­ta­men­to ade­qua­do aos da­dos apre­sen­ta­dos pe­lo MAT pa­ra o su­ces­so da supervisão. “Va­mos com­pi­lar os da­dos re­fe­ren­tes aos re­la­tó­ri­os de pro­gres­sos en­vi­a­dos pe­lo MAT e os re­la­tó­rio fei­tos pe­las equi­pas de supervisão da CNE e va­mos dar o tra­ta­men­to ade­qua­do aos da­dos res­pei­tan­tes às ope­ra­ções de re­gis­to elei­to­ral”, re­fe­riu.

A CNE pro­põe a in­ten­si­fi­ca­ção das cam­pa­nhas de re­gis­to elei­to­ral em ou­tras pro­vín­ci­as. A pro­vín­cia de Lu­an­da li­de­ra a es­ta­tís­ti­ca do re­gis­to elei­to­ral, se­gui­da do Hu­am­bo. O Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio reú­ne-se ho­je com os par­ti­dos po­lí­ti­cos pa­ra apre­sen­tar o ba­lan­ço de um mês de ac­ti­vi­da­de do re­gis­to elei­to­ral.

En­co­ra­ja­men­to da UNITA

O se­cre­tá­rio-ge­ral ad­jun­to da UNITA, Rafael Sa­vim­bi, en­co­ra­jou no mu­ni­cí­pio do Ca­zen­ga, em Lu­an­da, os ci­da­dãos a ade­ri­rem aos pos­tos de actualização do re­gis­to elei­to­ral, pa­ra par­ti­ci­pa­rem nas elei­ções ge­rais de 2017. Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, no fi­nal de uma vi­si­ta àque­la lo­ca­li­da­de, es­cla­re­ceu que a men­sa­gem é ex­ten­si­va aos ci­da­dãos que com­ple­tam 18 anos. Rafael Sa­vim­bi sa­li­en­tou que o tra­ba­lho da UNITA, nes­ta al­tu­ra, não se re­su­me em trans­mi­tir a men­sa­gem so­bre o pro­ces­so de actualização do re­gis­to elei­to­ral, mas ou­vir as di­fi­cul­da­des e pre­o­cu­pa­ções das po­pu­la­ções. O se­cre­tá­rio-ge­ral ad­jun­to dis­se que os vá­ri­os pro­ble­mas apre­sen­ta­dos se­rão apre­sen­ta­dos num ma­ni­fes­to elei­to­ral.

As au­to­ri­da­des do Es­ta­do de­vem en­con­trar so­lu­ções pa­ra re­sol­ver a ques­tão do sa­ne­a­men­to bá­si­co dos ci­da­dãos, re­fe­riu igual­men­te, acres­cen­tan­do que a UNITA quer par­ti­ci­par na edu­ca­ção dos ci­da­dãos, so­bre­tu­do no res­ga­te dos va­lo­res mo­rais e cí­vi­cos.

Elo­gi­a­do tra­ba­lho da CNE

O se­cre­tá­rio pro­vin­ci­al da UNITA no Moxico, João Mu­za­za, des­ta­cou no Lu­e­na a im­por­tân­cia da supervisão da Co­mis­são Na­ci­o­nal Elei­to­ral (CNE) no pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral. Em de­cla­ra­ções à An­gop, ex­pli­cou que, com a en­tra­da em “ce­na” dos agen­tes do seu par­ti­do, “a CNE com­ple­ta o pa­pel de fis­cal do pro­ces­so, pre­vis­to na Lei 8/15, o di­plo­ma do re­gis­to elei­to­ral”.

João Mu­za­za sa­li­en­tou que a UNITA con­ti­nua a sen­si­bi­li­zar a po­pu­la­ção pa­ra ade­rir ao pro­ces­so de actualização do re­gis­to, que ca­mi­nha pa­ra a se­gun­da fa­se, e lem­brou que não é ex­clu­si­vo de mi­li­tan­tes dos par­ti­dos, mas um de­ver de cada ci­da­dão, acres­cen­tan­do que os an­go­la­nos de­vem sa­ber que em 2017 to­dos são cha­ma­dos a cum­prir o de­ver cí­vi­co, pa­ra es­co­lher o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e ele­ger os de­pu­ta­dos.

MA­RIA AUGUSTA

Mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio (à es­quer­da) quan­do pro­ce­dia à en­tre­ga do pri­mei­ro re­la­tó­rio so­bre o pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.