Pro­tes­tan­tes são a mai­o­ria em Lu­an­da

DA­DOS DO CENSO POPULACIONAL Mais de me­ta­de da po­pu­la­ção usa o te­le­mó­vel e o nú­me­ro de in­ter­nau­tas é di­mi­nu­to

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - EDNA DALA |

A igre­ja pro­tes­tan­te é a pre­do­mi­nan­te na pro­vín­cia de Lu­an­da, re­pre­sen­tan­do 39 por cen­to da po­pu­la­ção, se­gui­da da ca­tó­li­ca com 31 por cen­to, re­ve­lam os re­sul­ta­dos de­fi­ni­ti­vos do Censo Ge­ral da Po­pu­la­ção e Ha­bi­ta­ção.

De acor­do com o do­cu­men­to, 11,9 por cen­to da po­pu­la­ção re­si­den­te na pro­vín­cia de Lu­an­da não pra­ti­ca ne­nhu­ma re­li­gião e 0,8 por cen­to pra­ti­ca o is­la­mis­mo.

Os da­dos do Censo Ge­ral da Po­pu­la­ção so­bre a pro­vín­cia de Lu­an­da in­di­cam ain­da que o ju­daís­mo re­pre­sen­ta 0,2 por cen­to, a ani­mis­mo 0,2 por cen­to e ou­tras igre­jas 17 por cen­to.

So­bre as tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção e co­mu­ni­ca­ção, a pes­qui­sa mos­tra que 54 por cen­to da po­pu­la­ção usa o te­le­mó­vel e 16 por cen­to a In­ter­net. Ou­tros 16 por cen­to, de acor­do ain­da com re­sul­ta­dos do censo, uti­li­zam com­pu­ta­dor. Os re­sul­ta­dos de­fi­ni­ti­vos in­di­cam que a po­pu­la­ção de Lu­an­da to­ta­li­za 6.945.386 ha­bi­tan­tes, 97 por cen­to dos quais re­si­dem na zo­na ur­ba­na e três por cen­to na área ru­ral.

A es­tru­tu­ra etá­ria é ca­rac­te­ri­za­da por uma po­pu­la­ção pre­do­mi­nan­te­men­te jo­vem. Des­te mo­do, 43 por cen­to tem ida­des com­pre­en­di­das en­tre os ze­ro e 14 anos. A pes­qui­sa apon­ta que a po­pu­la­ção dos ze­ro aos 24 anos cor­res­pon­de a 63 por cen­to.

O censo populacional des­ta­ca que a dis­pa­ri­da­de en­tre jo­vens e ido­sos é enor­me e ape­nas 102.982 ha­bi­tan­tes têm mais de 65 anos, re­pre­sen­tan­do dois por cen­to. Os mu­ni­cí­pi­os com mai­or ín­di­ce de ido­sos são os de Ico­lo Bengo e Quis­sa­ma.

O ín­di­ce de en­ve­lhe­ci­men­to é de 3,4 por cen­to, o que sig­ni­fi­ca que em cada cem pes­so­as com ida­des en­tre os ze­ro e 14 anos (po­pu­la­ção mais jo­vem) ape­nas três pes­so­as têm 65 anos ou mais. Os da­dos re­ve­lam que, na pro­vín­cia de Lu­an­da, a po­pu­la­ção eco­no­mi­ca­men­te ac­ti­va re­pre­sen­ta 55 por cen­to, ou se­ja, 3.842, 120 pes­so­as.

Es­ta­do ci­vil

O Re­cen­se­a­men­to Ge­ral da Po­pu­la­ção e Ha­bi­ta­ção de 2014 mos­tra que o es­ta­do ci­vil dos ha­bi­tan­tes de Lu­an­da é com­pos­to mai­o­ri­ta­ri­a­men­te por sol­tei­ros, re­pre­sen­tan­do 51 por cen­to da po­pu­la­ção. Já a união for­ma­li­za­da atra­vés do ca­sa­men­to re­pre­sen­ta ape­nas 15 por cen­to e a união de fac­to re­gis­ta 29 por cen­to.

KINDALA MA­NU­EL

Com o sur­gi­men­to de vá­ri­as de­no­mi­na­ções re­li­gi­o­sas o nú­me­ro de ca­tó­li­cos es­tá a di­mi­nuir

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.