Te­nis­tas re­a­li­zam es­tá­gio

Jornal de Angola - - DESPORTO - AN­TÓ­NIO DE BRITO |

A Se­lec­ção Na­ci­o­nal Sub-16 mas­cu­li­na de té­nis ini­cia ho­je, em Mar­bel­la (Es­pa­nha), um es­tá­gio pré-com­pe­ti­ti­vo de apro­xi­ma­da­men­te 30 dias, com vis­ta a par­ti­ci­pa­ção nos X Jo­gos da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC), a re­a­li­za­rem-se de 9 a19 de De­zem­bro, em Lu­an­da.

In­te­gra­da pe­los atle­tas Edu­ar­do Mo­rais, Fer­nan­do An­dré e Da­nil­son Ben­to, a equi­pa na­ci­o­nal se­guiu on­tem con­fi­an­te pa­ra o mu­ni­cí­pio de Má­la­ga, com a pro­mes­sa de ata­car os lu­ga­res de pó­dio nos Jo­gos da Co­mu­ni­da­de.

“Es­ta­mos a vi­a­jar com es­te pro­pó­si­to. Va­mos apro­vei­tar ao má­xi­mo a pre­pa­ra­ção em ter­ras es­pa­nho­las, por­que te­mos ob­jec­ti­vos a de­fen­der nos Jo­gos da SADC. Es­ta me­ta pas­sa pe­la con­quis­ta de me­da­lhas”, ga­ran­tiu Edu­ar­do Mo­rais, ao Jor­nal de Angola.

A atra­ves­sar um qua­dro de di­fi­cul­da­de fi­nan­cei­ra, a Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Té­nis (FAT) re­cor­reu a pa­tro­cí­nio pa­ra pro­por­ci­o­nar aos atle­tas uma pre­pa­ra­ção con­dig­na, co­mo re­fe­re o pre­si­den­te de Di­rec­ção ces­san­te, Ma­ti­as Castro Sil­va.

“O es­tá­gio sur­giu no me­lhor mo­men­to e es­ti­mu­la os te­nis­tas. Gra­ças ao apoio do se­nhor Wal­ter So­a­res, téc­ni­co da mo­da­li­da­de a re­si­dir em Es­pa­nha. Es­ta­mos gra­tos por es­te gran­de ges­to”, des­ta­cou o di­ri­gen­te des­por­ti­vo. Além dos mas­cu­li­nos, Angola com­pe­te ain­da nos Jo­gos da SADC com a se­lec­ção fe­mi­ni­na, com­pos­ta por Yas­mi­ne Gar­na­cho e Ná­dia Cos­ta. Jas­mi­ne tra­ba­lha em Por­tu­gal, ao pas­so que a sua com­pa­nhei­ra com­pe­te no país. Na úl­ti­ma edi­ção da pro­va, dis­pu­ta­da em Bu­lowayo (Zim­babwe), a equi­pa an­go­la­na de té­nis ter­mi­nou em quin­to lu­gar na sua sé­rie.

De­pois dos Jo­gos da Áfri­ca Aus­tral, os três atle­tas re­gres­sam a Es­pa­nha pa­ra uma for­ma­ção de dois anos, no Cen­tro de Al­to Ren­di­men­to de Mar­bel­la. Al­gu­mas es­tre­las do té­nis mun­di­al fo­ram for­ja­dos na­que­la ci­da­de, ca­sos de Rafael Na­dal, Ro­ger Fe­de­rer e Andy Mur­ray.

No tor­neio de té­nis da pro­va da co­mu­ni­da­de, Angola não espera por fa­ci­li­da­des, pois en­fren­ta ad­ver­sá­ri­os di­fí­ceis co­mo Áfri­ca do Sul, Zim­babwe e Botswa­na: “São equi­pas com­pli­ca­dos, mas não in­ven­cí­veis. Te­mos as nos­sas ar­mas pa­ra con­tra­por as se­lec­ções opo­nen­tes”, dis­se op­ti­mis­ta Ma­ti­as Castro Sil­va.

A pri­mei­ra edi­ção dos Jo­gos da SADC re­a­li­zou-se em 2004, em Mo­çam­bi­que, se­guin­do-se Na­mí­bia (2006), Áfri­ca do Sul (2008), Swa­zi­lân­dia (2010), Zâm­bia (2012) e Zim­babwe (2014).

MIQUEIAS MACHANGONGO

Se­lec­ção Na­ci­o­nal re­a­li­za a par­tir de ho­je um es­tá­gio na ci­da­de es­pa­nho­la de Mar­bel­la

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.