Gás de co­zi­nha vai de com­boio

Jornal de Angola - - DESPORTO -

A So­nan­gol anun­ci­ou on­tem, em co­mu­ni­ca­do, que pre­vê re­a­li­zar es­te mês a ter­cei­ra ope­ra­ção de trans­por­te fer­ro­viá­rio de gás bu­ta­no en­tre o Lo­bi­to e o Lu­e­na, atra­vés do Ca­mi­nho de Fer­ro de Ben­gue­la (CFB).

O re­cur­so à com­pa­nhia fer­ro­viá­ria pro­por­ci­o­na a re­du­ção de cus­tos e mai­or se­gu­ran­ça e efi­ci­ên­cia ope­ra­ci­o­nais, as­sim co­mo ga­ran­te o au­men­to da ofer­ta de gás a dis­tin­tas re­giões do país, afir­ma o do­cu­men­to.

Em con­sequên­cia, as co­mu­ni­da­des be­ne­fi­ci­a­das com os for­ne­ci­men­tos de gás dei­xam de ter ra­zões pa­ra o aba­te de ár­vo­res pa­ra ob­ten­ção de le­nha e car­vão ve­ge­tal, o que cons­ti­tui­rá um gran­de con­tri­bu­to pa­ra os es­for­ços em­pre­en­di­dos na pre­ser­va­ção do am­bi­en­te.

A So­nan­gol re­a­li­zou o pri­mei­ro trans­por­te de LPG por via fér­rea em Agos­to pas­sa­do, ten­do os va­gões cis­ter­nas par­ti­do da es­ta­ção dos CFB no Lo­bi­to com des­ti­no ao Lu­e­na, ac­ção que de­cor­reu sem qual­quer ano­ma­lia, à se­me­lhan­ça do que acon­te­ceu com a se­gun­da ope­ra­ção em Se­tem­bro, se­guin­do o mes­mo per­cur­so. A So­nan­gol tem em pers­pec­ti­va a ex­pan­são do trans­por­te de LPG por via fér­rea nos ei­xos Lu­an­da/Ma­lan­je e Na­mi­be/Me­non­gue.

Da­dos dis­po­ní­veis no Jor­nal de Angola apon­tam pa­ra a fre­quen­te re­a­li­za­ção de quei­ma­das pa­ra ob­ten­ção de le­nha e car­vão ve­ge­tal em lo­ca­li­da­des si­tu­a­das ao lon­go da li­nha fér­rea en­tre Lo­bi­to e Lu­e­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.