Mais de dois mi­lhões fi­ze­ram pro­va de vi­da

Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio es­te­ve on­tem reu­ni­do com re­pre­sen­tan­tes dos par­ti­dos

Jornal de Angola - - POLÍTICA - ADELINA INÁ­CIO e YARA SIMÃO |

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra os As­sun­tos Ins­ti­tu­ci­o­nais e Elei­to­rais do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio re­ve­lou que, até on­tem, mais de dois mi­lhões de ci­da­dãos elei­to­res ti­nham fei­to a ac­tu­a­li­za­ção dos seus da­dos elei­to­rais. Adão de Al­mei­da, que fa­la­va à im­pren­sa no fi­nal de um en­con­tro com par­ti­dos po­lí­ti­cos, dis­se ainda que, di­a­ri­a­men­te, são fei­tas 60 mil de ac­tu­a­li­za­ções de da­dos elei­to­rais.

“O pri­mei­ro mês apre­sen­ta da­dos positivos”, afir­mou o se­cre­tá­rio de Es­ta­do, que con­fir­mou, pa­ra es­te mês de Outubro, o ar­ran­que do pro­ces­so de emis­são de car­tões pa­ra a se­gun­da via e pa­ra os no­vos re­gis­tos. O en­con­tro com os par­ti­dos po­lí­ti­cos vi­sou man­tê-los in­for­ma­dos so­bre o pro­ces­so de re­gis­to elei­to­ral em re­la­ção ao mês de Se­tem­bro.

Quan­to aos fis­cais dos par­ti­dos po­lí­ti­cos, o pro­ces­so es­tá con­cluí­do e es­tão cre­den­ci­a­dos mais de cin­co mil que têm de­sen­vol­vi­do o tra­ba­lho de fis­ca­li­za­ção. O Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio (MAT) es­tá a con­cluir a for­ma­ção do úl­ti­mo gru­po de ope­ra­do­res do re­gis­to elei­to­ral. A partir de se­gun­da-feira, vai ser atin­gi­da a ci­fra de qua­tro mil ope­ra­do­res do pro­ces­so. Com o au­men­to do nú­me­ro de ope­ra­do­res, o MAT vai apro­xi­mar ainda mais o re­gis­to elei­to­ral aos ci­da­dãos.

Re­la­ção com os par­ti­dos

Adão de Al­mei­da afir­mou que a re­la­ção com os par­ti­dos po­lí­ti­cos tem vin­do a me­lho­rar, ten­do lem­bra­do que foi cri­a­do uma li­nha te­le­fó­ni­ca pa­ra os par­ti­dos po­lí­ti­cos po­de­rem man­ter uma in­te­rac­ção com o MAT.

Pa­ra os pró­xi­mos di­as es­tá pro­gra­ma­da a im­ple­men­ta­ção de um sis­te­ma de in­for­ma­ção ao ci­da­dão. Tra­ta-se do en­vio de men­sa­gens com os da­dos ac­tu­a­li­za­dos. “O ci­da­dão vai fa­zer a ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to elei­to­ral e vai, lo­go de se­gui­da, re­ce­ber uma men­sa­gem com os da­dos do seu re­gis­to”, dis­se Adão de Al­mei­da, sa­li­en­tan­do que esta ac­ção vai per­mi­tir me­lho­rar a in­te­rac­ção com os ci­da­dãos.

Du­ran­te o en­con­tro de on­tem, ori­en­ta­do pelo mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Bor­ni­to de Sousa, os par­ti­dos MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS, Blo­co De­mo­crá­ti­co, Ali­an­ça Pa­trió­ti­ca e PDP-ANA apre­sen­ta­ram as su­as pre­o­cu­pa­ções re­la­ti­va­men­te ao pro­ces­so e pe­di­ram fa­ci­li­da­des na fis­ca­li­za­ção do pro­ces­so de ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to. O se­cre­tá­rio do Bu­re­au Po­lí­ti­co do MPLA pa­ra os As­sun­tos Po­lí­ti­cos e Elei­to­rais, João Mar­tins, enal­te­ceu o tra­ba­lho re­a­li­za­do pelo MAT. “Mes­mo com as di­fi­cul­da­des, fez­se to­do o es­for­ço pa­ra se atin­gir mais de dois mi­lhões de ci­da­dãos ac­tu­a­li­za­dos”, su­bli­nhou. João Mar­tins de­fen­deu, no en­tan­to, o au­men­to da campanha de sen­si­bi­li­za­ção dos ci­da­dãos pa­ra au­men­tar o nú­me­ro de ci­da­dãos re­gis­ta­dos.

O se­cre­tá­rio pa­ra os As­sun­tos Elei­to­rais da UNITA, Vi­to­ri­no Nha­ni, ques­ti­o­nou se o MAT vai atin­gir a me­ta dos no­ve mi­lhões de ci­da­dãos ac­tu­a­li­za­dos até Março do pró­xi­mo ano. O mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio dis­se que é pos­sí­vel atin­gir es­sa ci­fra, até por­que, só num mês, dois mi­lhões de ci­da­dãos ac­tu­a­li­za­ram os seus da­dos. O se­cre­tá­rio exe­cu­ti­vo da CASA-CE, Le­o­nel Go­mes, con­si­de­ra que o pro­ces­so co­me­çou com ir­re­gu­la­ri­da­des e apon­tou as fa­lhas no cre­den­ci­a­men­to dos fis­cais dos par­ti­dos po­lí­ti­cos. Go­mes dis­se que ca­da par­ti­do tem a sua es­tra­té­gia de fis­ca­li­za­ção, mas la­men­tou que os fis­cais su­plen­tes não te­nham si­do per­mi­ti­dos fa­zer a fis­ca­li­za­ção do pro­ces­so.

O se­cre­tá­rio pa­ra a In­for­ma­ção da FNLA, Jo­ve­te de Sousa, sau­dou a ini­ci­a­ti­va do Exe­cu­ti­vo, atra­vés do MAT, em reu­nir com os par­ti­dos po­lí­ti­cos pa­ra in­for­ma­ção do pro­ces­so de ac­tu­a­li­za­ção. Dis­se ser atra­vés do diá­lo­go que se ul­tra­pas­sam as des­con­fi­an­ças do pro­ces­so que en­vol­ve to­dos os ci­da­dãos. O Blo­co De­mo­crá­ti­co es­te­ve re­pre­sen­ta­do no en­con­tro pelo seu se­cre­tá­rio-geral, João Al­fre­do, que re­fe­riu que o seu par­ti­do tem di­fi­cul­da­des de fis­ca­li­zar nas pro­vín­ci­as do Uí­ge, Bié, Huí­la e Ben­gue­la. Jus­ti­fi­cou a si­tu­a­ção com a ale­ga­ção de que o par­ti­do não tem as­sen­to par­la­men­tar.

Sen­si­bi­li­za­ção das mu­lhe­res

A pri­mei­ra se­cre­tá­ria municipal de Luanda do MPLA, Ma­ra Bap­tis­ta Qui­o­sa, ape­lou on­tem às mu­lhe­res a mo­bi­li­za­rem os ci­da­dãos pa­ra par­ti­ci­pa­rem em mas­sa no re­gis­to elei­to­ral. Ma­ra Bap­tis­ta, que fa­la­va no mer­ca­do do Ka­tin­ton, lem­brou às mu­lhe­res que pa­ra se vo­tar é pre­ci­so ac­tu­a­li­zar os da­dos do re­gis­to elei­to­ral.

De­pois da fase de ac­tu­a­li­za­ção dos da­dos elei­to­rais ou pro­va de vi­da dos elei­to­res já re­gis­ta­dos, ha­ve­rá uma se­gun­da fase, que co­me­ça na se­gun­da quin­ze­na des­te mês, pa­ra o re­gis­to dos no­vos elei­to­res. Na mes­ma al­tu­ra, acres­cen­tou, vai ser emi­ti­da a se­gun­da via do car­tão de elei­tor pa­ra to­dos os ci­da­dãos que o per­de­ram.

Ma­ra Bap­tis­ta in­for­mou que o MPLA no mu­ni­cí­pio de Luanda es­tá a cum­prir du­as gran­des ta­re­fas. Uma tem a ver com a campanha es­pe­ci­al de cres­ci­men­to do par­ti­do, que de­cor­re de for­ma po­si­ti­va, e a ou­tra é a par­ti­ci­pa­ção no re­gis­to elei­to­ral. “En­quan­to mi­li­tan­tes do MPLA, te­mos co­mo ta­re­fa avan­çar­mos to­dos jun­tos pa­ra o re­gis­to elei­to­ral, que é fun­da­men­tal pa­ra as­se­gu­rar a vi­tó­ria do par­ti­do, e pa­ra que is­to acon­te­ça te­mos que tra­ba­lhar”, re­fe­riu.

Ma­ra Bap­tis­ta ape­lou igual­men­te aos jo­vens pa­ra que aflu­am aos pos­tos de re­gis­to elei­to­ral, pois a vi­tó­ria nas pró­xi­mas elei­ções tam­bém pas­sa pelo seu vo­to. “Apren­de­mos com os nos­sos mais ve­lhos que não exis­tem vi­tó­ri­as an­te­ci­pa­das, mas ao cons­ta­tar­mos a mol­du­ra hu­ma­na pre­sen­te nes­te mer­ca­do, te­mos ple­na con­vic­ção de que a vi­tó­ria do MPLA no pró­xi­mo plei­to elei­to­ral já es­tá ga­ran­ti­da”, su­bli­nhou.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO

Se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra os As­sun­tos Ins­ti­tu­ci­o­nais e Elei­to­rais (à di­rei­ta) rel­ça a me­lho­ria na re­la­ção en­tre o MAT e os par­ti­dos po­lí­ti­cos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.