Pe­ri­tos pre­pa­ram fó­rum

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Uma reu­nião de al­tos fun­ci­o­ná­ri­os do Fó­rum de Ma­cau, en­con­tro pre­pa­ra­tó­rio da V con­fe­rên­cia mi­nis­te­ri­al en­tre a Chi­na e os paí­ses da CPLP, inicia ho­je em Ma­cau, uma das re­giões ad­mi­nis­tra­ti­vas es­pe­ci­ais da­que­le país asiá­ti­co.

Nes­ta reu­nião de al­tos fun­ci­o­ná­ri­os, na qual An­go­la par­ti­ci­pa com uma delegação chefiada pelo di­rec­tor pa­ra Ásia e Oce­a­nia do Mi­nis­té­rio das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, em­bai­xa­dor Sa­mu­el da Cu­nha, é dis­cu­ti­do o pla­no de ac­ção do Fó­rum de Ma­cau pa­ra o pe­río­do 2017-2019 e o me­mo­ran­do de en­ten­di­men­to de pro­mo­ção da co­o­pe­ra­ção da ca­pa­ci­da­de pro­du­ti­va do fó­rum.

A V con­fe­rên­cia mi­nis­te­ri­al do Fó­rum pa­ra Co­o­pe­ra­ção Eco­nó­mi­ca e Co­mer­ci­al en­tre a Chi­na e os paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa es­tá mar­ca­da pa­ra a pró­xi­ma ter­ça­fei­ra, na qual a delegação an­go­la­na vai ser chefiada pelo mi­nis­tro da Eco­no­mia, Abraão Gour­gel.

Du­ran­te o fó­rum, pre­vê-se a ce­ri­mó­nia de lan­ça­men­to do pro­jec­to do Com­ple­xo da Pla­ta­for­ma de Ser­vi­ços pa­ra a Co­o­pe­ra­ção Co­mer­ci­al en­tre a Chi­na e os Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sae a con­fe­rên­cia dos empresários e dos qua­dros da área fi­nan­cei­ra. Ases­são de aber­tu­ra é pre­si­di­da pelo mi­nis­tro do Co­mér­cio da Chi­na, Gao Hu­cheng.

O Fó­rum de Ma­cau, uma ini­ci­a­ti­va que con­gre­ga à mes­ma me­sa a se­gun­da mai­or eco­no­mia mun­di­al e os paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa, exis­te des­de 2003 e cons­ti­tui uma pla­ta­for­ma pri­vi­le­gi­a­da pa­ra o for­ta­le­ci­men­to das re­la­ções de co­o­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca en­tre a Chi­na e os paí­ses lu­só­fo­nos. A IV con­fe­rên­cia mi­nis­te­ri­al do Fó­rum pa­ra a Co­o­pe­ra­ção Eco­nó­mi­ca e Co­mer­ci­al en­tre a Chi­na e os paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa re­a­li­zou-se em No­vem­bro de 2013, ten­do as ou­tras du­as si­do re­a­li­za­das em 2010 e 2006.

O Fó­rum pa­ra a Co­o­pe­ra­ção Eco­nó­mi­ca e Co­mer­ci­al en­tre a Chi­na e os paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa, co­nhe­ci­do por Fó­rum de Ma­cau, foi cri­a­do em Outubro de 2003, por ini­ci­a­ti­va do Go­ver­no da Chi­na, em co­or­de­na­ção com se­te paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa, no­me­a­da­men­te An­go­la, Bra­sil, Ca­bo Ver­de, Gui­né-Bis­sau, Mo­çam­bi­que, Por­tu­gal e Ti­mor-Les­te, com a co­la­bo­ra­ção do Go­ver­no da Re­gião Ad­mi­nis­tra­ti­va Es­pe­ci­al de Ma­cau.

O fó­rum é um me­ca­nis­mo mul­ti­la­te­ral de co­o­pe­ra­ção que tem por ob­jec­ti­vo a con­so­li­da­ção do in­ter­câm­bio eco­nó­mi­co e co­mer­ci­al en­tre a Chi­na e os paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa, uti­li­zan­do Ma­cau co­mo pla­ta­for­ma de li­ga­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.