Mi­li­ta­res ale­mães apoi­am com­ba­te aos jiha­dis­tas

Jornal de Angola - - MUNDO -

AA­le­ma­nha vai cons­truir no Níger uma ba­se mi­li­tar em apoio à mis­são mi­li­tar da ONU que com­ba­te os jiha­dis­tas no Ma­li, anun­ci­ou, na quar­ta-feira, o em­bai­xa­dor da­que­le país da Eu­ro­pa acre­di­ta­do em Ni­a­mey, Bernd von Mun­chowPohl, ci­ta­do pe­la AFP.

“Com o es­ta­be­le­ci­men­to de uma ba­se mi­li­tar ale­mã pa­ra o trans­por­te aé­reo em Ni­a­mey, em apoio à mis­são da Mi­nus­ma no Ma­li, na qual o Níger par­ti­ci­pa mi­li­tar­men­te de ma­nei­ra sig­ni­fi­ca­ti­va des­de o iní­cio, abre-se um novo ca­pí­tu­lo da nos­sa co­o­pe­ra­ção com o Níger”, de­cla­rou o em­bai­xa­dor Bernd von Mun­chow-Pohl. “Nos pró­xi­mos di­as, nós aguar­da­mos a vi­si­ta da chan­ce­ler An­ge­la Mer­kel ao Níger”, re­fe­riu, nu­ma alo­cu­ção por oca­sião da fes­ta da reu­ni­fi­ca­ção da Ale­ma­nha. AA­le­ma­nha, dis­se, “es­tá pron­ta a se en­ga­jar, do­ra­van­te, na re­gião do Sahel” e “a as­su­mir ago­ra mais res­pon­sa­bi­li­da­de.”

“O Níger é pa­ra o efei­to, pa­ra nós, um par­cei­ro cen­tral” e “um país-cha­ve na lu­ta con­tra o ter­ro­ris­mo e a imi­gra­ção ile­gal”, pro­ve­ni­en­te da Áfri­ca do Oes­te. A Fran­ça e os Es­ta­dos Uni­dos já pos­su­em ba­ses mi­li­ta­res no Níger, pa­ra lu­tar con­tra os jiha­dis­tas do Sahel, que ac­tu­am en­tre a Lí­bia e o Ma­li, dois vi­zi­nhos do Níger. Washing­ton e Pa­ris en­vi­a­ram igual­men­te dro­nes a Ni­a­mey e a Aga­dez (nor­te do Níger) pa­ra su­per­vi­si­o­nar os mo­vi­men­tos dos jiha­dis­tas.

Se­gun­do pe­ri­tos, o Níger es­tá em vi­as de tor­nar-se “uma ba­se cru­ci­al” pa­ra as ope­ra­ções das po­tên­ci­as oci­den­tais con­tra os jiha­dis­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.