Acor­do pa­ra tra­var du­pla tri­bu­ta­ção

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O mi­nis­tro das Fi­nan­ças, Ar­cher Man­guei­ra, ad­mi­te o in­te­res­se num acor­do en­tre os Go­ver­nos de An­go­la e de Por­tu­gal pa­ra ter­mi­nar com a du­pla tri­bu­ta­ção, pro­ble­ma há mui­to iden­ti­fi­ca­do por empresários dos dois paí­ses.

Ar­cher Man­guei­ra, que re­ce­beu on­tem em au­di­ên­cia a se­cre­tá­ria de Es­ta­do dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros e da Co­o­pe­ra­ção de Por­tu­gal, Te­re­sa Ri­bei­ro, ad­mi­tiu a von­ta­de de An­go­la de dar ce­le­ri­da­de a es­se pro­ces­so.

“Por­tu­gal tem con­nos­co uma co­o­pe­ra­ção es­tra­té­gi­ca e te­ría­mos to­do o in­te­res­se em dar con­ti­nui­da­de a es­se pro­ces­so”, dis­se o mi­nis­tro, após reu­nir-se com a go­ver­nan­te por­tu­gue­sa, que ho­je cum­pre o ter­cei­ro e úl­ti­mo dia de vi­si­ta ofi­ci­al a An­go­la.

Ar­cher Man­guei­ra re­cor­dou que An­go­la es­tá a ne­go­ci­ar com ou­tros paí­ses acor­dos se­me­lhan­tes. “Mas há vá­ri­as par­tes en­vol­vi­das, co­mo sa­be, não só o Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças. Te­mos es­ta­do a ava­li­ar a adop­ção des­se me­ca­nis­mo [fim da du­pla tri­bu­ta­ção, com Por­tu­gal], que de res­to já foi adop­ta­do com ou­tros paí­ses com que te­mos co­o­pe­ra­ção es­tra­té­gi­ca”, ex­pli­cou.

Nu­ma con­fe­rên­cia de im­pren­sa re­a­li­za­da on­tem no Mi­nis­té­rio da Saú­de, a se­cre­tá­ria de Es­ta­do dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros e da Co­o­pe­ra­ção dis­se que Por­tu­gal pre­ten­de aju­dar a es­tru­tu­rar me­lhor o sec­tor da saú­de em An­go­la.

“A in­ten­ção é ava­li­ar o que já foi fei­to pa­ra se de­fi­nir me­lhor os ob­jec­ti­vos e mul­ti­pli­car re­sul­ta­dos, pa­ra uti­li­zar da me­lhor for­ma os re­cur­sos dis­po­ní­veis.”

Num en­con­tro com o mi­nis­tro da Saú­de, Luís Go­mes Sam­bo, fi­cou acor­da­do dar mais es­pa­ço à co­o­pe­ra­ção en­tre An­go­la e Por­tu­gal, cri­ar uma mol­du­ra ins­ti­tu­ci­o­nal mais fir­me e per­mi­tir que a sua mo­ni­to­ri­za­ção, ava­li­a­ção, acom­pa­nha­men­to e fi­xa­ção de ob­jec­ti­vos se­jam mais ri­go­ro­sos pa­ra res­pon­der me­lhor às ne­ces­si­da­des do país. As par­tes pro­me­tem re­for­çar a co­o­pe­ra­ção.

EDU­AR­DO PE­DRO

Se­cre­tá­ria de Es­ta­do foi on­tem às Fi­nan­ças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.