Ra­pi­dez na en­tre­ga do Bilhete de Iden­ti­da­de

Jornal de Angola - - PARTADA -

O Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos as­se­gu­rou on­tem, em co­mu­ni­ca­do, que vai re­for­çar e mas­si­fi­car a en­tre­ga dos Bilhetes de Iden­ti­da­de, prin­ci­pal­men­te os que fo­ram emi­ti­dos nos me­ses an­te­ri­o­res. O Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça as­se­gu­ra que es­tão ul­tra­pas­sa­das as di­fi­cul­da­des téc­ni­cas por que pas­sa­va o sec­tor.

O Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos as­se­gu­rou on­tem, em co­mu­ni­ca­do, que vai re­for­çar e mas­si­fi­car a en­tre­ga dos Bilhetes de Iden­ti­da­de, prin­ci­pal­men­te os que fo­ram emi­ti­dos nos me­ses an­te­ri­o­res.

A ga­ran­tia é fei­ta por te­rem si­do já ul­tra­pas­sa­das as di­fi­cul­da­des téc­ni­cas. O re­for­ço que se quer im­pri­mir na en­tre­ga dos bilhetes de iden­ti­da­de é um dos as­sun­tos que são ho­je ana­li­sa­dos num en­con­tro na­ci­o­nal en­tre a Di­rec­ção Na­ci­o­nal de Iden­ti­fi­ca­ção Ci­vil e Cri­mi­nal e os ope­ra­do­res do sis­te­ma na­ci­o­nal de emis­são do Bilhete de Iden­ti­da­de e do Re­gis­to Cri­mi­nal.

Pa­ra o en­con­tro, re­a­li­za­do a partir das 8h00, na Es­co­la Na­ci­o­nal de Ad­mi­nis­tra­ção (ENAD), fo­ram con­vo­ca­dos mais de 100 fun­ci­o­ná­ri­os da Di­rec­ção Na­ci­o­nal de Iden­ti­fi­ca­ção Ci­vil e Cri­mi­nal, en­tre che­fes de de­par­ta­men­tos pro­vin­ci­ais, de pos­tos de iden­ti­fi­ca­ção e ad­mi­nis­tra­do­res de sis­te­mas de to­dos os pos­tos de emis­são de bilhetes de iden­ti­da­de.

O en­con­tro na­ci­o­nal faz uma re­fle­xão so­bre os “pon­tos fra­cos” da ac­ti­vi­da­de de­sen­vol­vi­da pe­los pos­tos de aten­di­men­to ao pú­bli­co de Iden­ti­fi­ca­ção Ci­vil e Cri­mi­nal. O do­cu­men­to acen­tua que os fun­ci­o­ná­ri­os vão ser ori­en­ta­dos a me­lho­ra­rem a pos­tu­ra e de­di­ca­ção no aten­di­men­to à po­pu­la­ção. A Di­rec­ção Na­ci­o­nal de Iden­ti­fi­ca­ção Ci­vil e Cri­mi­nal dis­põe, em to­do o país, de 134 re­par­ti­ções fi­xas e de 21 ca­miões, sen­do cin­co on­li­ne e 16 of­fli­ne, e 30 carrinhas de re­co­lha de da­dos que tam­bém fa­zem ser­vi­ço do­mi­ci­liá­rio a pes­so­as com in­ca­pa­ci­da­de de des­lo­ca­ção por do­en­ça.

O sis­te­ma do Bilhete de Iden­ti­da­de e Emis­são do Cer­ti­fi­ca­do do Re­gis­to Cri­mi­nal de An­go­la é con­si­de­ra­do pe­la Mi­cro­soft uma re­fe­rên­cia em Áfri­ca.

A im­ple­men­ta­ção do Pro­gra­ma de Mo­der­ni­za­ção do Bilhete de Iden­ti­da­de e Emis­são do Cer­ti­fi­ca­do de Re­gis­to Cri­mi­nal tem co­ber­tu­ra na­ci­o­nal. A ins­ta­la­ção e a con­tí­nua ex­pan­são pa­ra to­dos os mu­ni­cí­pi­os, ten­do em aten­ção a es­tra­té­gia do Exe­cu­ti­vo em le­var os ser­vi­ços a to­da a po­pu­la­ção, obri­ga a ins­ta­la­ção de um con­jun­to de dis­po­si­ti­vos, equi­pa­men­tos e apli­ca­ções, lem­bra o do­cu­men­to, que diz ter si­do cri­a­da uma so­lu­ção pa­ra ge­rir a tec­no­lo­gia usa­da pe­la Di­rec­ção Na­ci­o­nal de Iden­ti­fi­ca­ção Ci­vil e Cri­mi­nal.

PAU­LO MULAZA

Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos vai mas­si­fi­car a en­tre­ga do Bilhete de Iden­ti­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.