Di­rei­tos hu­ma­nos co­nhe­cem avan­ços

No­va Lei das Me­di­das Cau­te­la­res em Pro­ces­so Pe­nal re­pre­sen­ta um gran­de avan­ço

Jornal de Angola - - PARTADA - GA­BRI­EL BUNGA |

A pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos Hu­ma­nos e dos Po­vos, Pansy Tla­ku­la, re­co­nhe­ceu on­tem em Lu­an­da que a si­tu­a­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos em An­go­la tem re­gis­ta­do pro­gres­sos em de­ter­mi­na­das áre­as. Pansy Tla­ku­la, que fa­la­va em con­fe­rên­cia de im­pren­sa no fim de uma vi­si­ta de uma se­ma­na a An­go­la, a con­vi­te das au­to­ri­da­des, apon­tou co­mo si­nal des­ses pro­gres­sos a Lei da Amnistia.

A pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos do Ho­mem e dos Po­vos, Pansy Tla­ku­la, dis­se sex­ta-fei­ra, em Lu­an­da que An­go­la re­gis­ta avan­ços no do­mí­nio dos di­rei­tos hu­ma­nos, des­de a úl­ti­ma vi­si­ta de uma de­le­ga­ção da­que­la or­ga­ni­za­ção con­ti­nen­tal ao país, em 2010. Pansy Tla­ku­la fa­la­va nu­ma con­fe­rên­cia de im­pren­sa, no Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, no fim da vi­si­ta re­a­li­za­da de 2 a 7 des­te mês.

Na pre­sen­ça do se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos, An­tó­nio Ben­to Bem­be, Pansy Tla­ku­la apon­tou a apro­va­ção da Lei de Amnistia, o pa­co­te le­gis­la­ti­vo so­bre a co­mu­ni­ca­ção so­ci­al em dis­cus­são na As­sem­bleia Na­ci­o­nal e a adop­ção dos no­vos có­di­gos Pe­nal e de Pro­ces­so Pe­nal, em dis­cus­são na As­sem­bleia Na­ci­o­nal co­mo in­di­ca­do­res des­se pro­gres­so.

A pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos dos Ho­mens e dos Po­vos su­bli­nhou que um dos avan­ços no do­mí­nio le­gis­la­ti­vo é a op­ção pe­la de­ten­ção pre­ven­ti­va co­mo úl­ti­ma me­di­da a ser apli­ca­da du­ran­te o pro­ces­so de in­ves­ti­ga­ção e ins­tru­ção dos pro­ces­sos pe­nais.

Pansy Tla­ku­la dis­se ain­da que An­go­la avan­çou tam­bém no do­mí­nio dos di­rei­tos hu­ma­nos com a cri­a­ção de no­vos tri­bu­nais, au­men­to de ma­gis­tra­dos ju­di­ci­ais e do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, bem co­mo a in­di­ca­ção de mu­lhe­res nos lu­ga­res de de­ci­são. A pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos do Ho­mem e dos Po­vos dis­se tam­bém que An­go­la já ra­ti­fi­cou vá­ri­os ins­tru­men­tos ju­rí­di­cos in­ter­na­ci­o­nais em ma­té­ria de di­rei­tos hu­ma­nos.

An­go­la re­gis­ta tam­bém avan­ços com o au­men­to de hos­pi­tais, mé­di­cos e de pro­gra­mas que vi­sam di­mi­nuir a mor­ta­li­da­de ma­ter­no-in­fan­til, su­bli­nhou. O Es­ta­do an­go­la­no, acres­cen­tou, es­tá a im­ple­men­tar tam­bém pro­gra­mas de for­ma­ção de po­lí­ci­as e for­ças ar­ma­das no do­mí­nio dos di­rei­tos hu­ma­nos.

De­sa­fi­os

A pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos dos Ho­mem e dos Po­vos re­fe­riu que An­go­la tem ain­da vá­ri­os de­sa­fi­os pe­la fren­te. Pansy Tla­ku­la dis­se que é pre­ci­so me­lho­rar a re­la­ção en­tre o Exe­cu­ti­vo e as or­ga­ni­za­ções não-go­ver­na­men­tais da so­ci­e­da­de ci­vil an­go­la­na, re­ver a lei de aces­so aos do­cu­men­tos pú­bli­cos pa­ra per­mi­tir o aces­so à in­for­ma­ção dos ci­da­dãos e a trans­mis­são dos de­ba­tes par­la­men­ta­res na rá­dio e te­le­vi­são pú­bli­cas.

Ou­tro de­sa­fio apon­ta­do é o fac­to de An­go­la não ter ain­da ra­ti­fi­ca­do a Car­ta Afri­ca­na so­bre a De­mo­cra­cia e Elei­ções e Boa Go­ver­na­ção. Pansy Tla­ku­la dis­se que a per­ma­nên­cia do cri­me de di­fa­ma­ção no Có­di­go Pe­nal li­mi­ta a li­ber­da­de de ex­pres­são e que o país re­gis­ta atra­sos na apro­va­ção do Có­di­go Pe­nal e da no­va Lei de Im­pren­sa.

Pansy Tla­ku­la dis­se que é ne­ces­sá­rio que o Es­ta­do an­go­la­no apro­ve atem­pa­da­men­te o pa­co­te le­gis­la­ti­vo que vai su­por­tar as elei­ções de 2017. Pansy Tla­ku­la re­co­nhe­ceu que a ac­tu­al cri­se eco­nó­mi­ca que o país vi­ve es­tá a di­fi­cul­tar a emis­são de bi­lhe­tes de Iden­ti­da­de. O se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos, An­tó­nio Ben­to Bem­be, dis­se que o Exe­cu­ti­vo con­vi­dou a pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos do Ho­mem e dos Po­vos pa­ra cons­ta­tar o tra­ba­lho do Es­ta­do an­go­la­no no do­mí­nio dos di­rei­tos hu­ma­nos. An­tó­nio Ben­to Bem­be dis­se que a vi­si­ta da Pansy Tla­ku­la per­mi­tiu ana­li­sar a si­tu­a­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos em An­go­la e es­trei­tar a co­o­pe­ra­ção com o Exe­cu­ti­vo em ma­té­ria de pro­mo­ção e pro­tec­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos.

A vi­si­ta per­mi­tiu tam­bém pro­mo­ver a Car­ta Afri­ca­na dos Di­rei­tos Hu­ma­nos e dos Po­vos, ava­li­ar o im­pac­to das po­lí­ti­cas e pro­gra­mas de de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co do Exe­cu­ti­vo, man­ter um diá­lo­go aber­to com or­ga­ni­za­ções da so­ci­e­da­de ci­vil e ain­da uma vi­si­ta ao hos­pi­tal­pri­são de São Pau­lo.

A de­le­ga­ção da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos do Ho­mem e dos Po­vos man­te­ve en­con­tros com o pre­si­den­te do Tri­bu­nal Su­pre­mo, Ma­nu­el Ara­gão, com o pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, João Ma­ria de Sou­sa, o pro­ve­dor de Jus­ti­ça, Pau­lo Tji­pi­li­ca, os mi­nis­tros da Saú­de, Luís Go­mes Sam­bo, das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, da Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher, Fi­lo­me­na Del­ga­do, e do In­te­ri­or, Ân­ge­lo da Vei­ga Ta­va­res.

A pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos do Ho­mem e dos Po­vos reu­niu tam­bém com a pri­mei­ra vi­ce­pre­si­den­te do Par­la­men­to, Jo­a­na Li­na Bap­tis­ta, com os de­pu­ta­dos da X co­mis­são, com o co­or­de­na­dor re­si­den­te do Sis­te­ma das Na­ções Uni­das em An­go­la, Pau­lo Ba­la­del­li, e com al­gu­mas or­ga­ni­za­ções da so­ci­e­da­de ci­vil co­mo AJPD, As­so­ci­a­ção Mãos Li­vres, Pla­ta­for­ma da Mu­lher em Ac­ção, Re­de Mayom­be e ou­tras.

MA­RIA AUGUSTA

Pansy Tla­ku­la elo­gia apro­va­ção da Lei da Amnistia e o pa­co­te so­bre a co­mu­ni­ca­ção so­ci­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.