Igre­jas cris­tãs de An­go­la vão ser mais par­ti­ci­pa­ti­vas

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Os par­ti­ci­pan­tes à Con­fe­rên­cia Na­ci­o­nal so­bre o Pa­pel da Igre­ja na Lu­ta con­tra a Ma­lá­ria, VIH e Si­da, Pro­mo­ção da Saú­de Ma­ter­na e In­fan­til e Re­for­ço do Sis­te­ma de Saú­de, que de­cor­reu de 4 a 6 de Ou­tu­bro, em Lu­an­da, re­co­men­da­ram a im­ple­men­ta­ção da pas­to­ral da saú­de co­mu­ni­tá­ria a ní­vel das ins­ti­tui­ções re­li­gi­o­sas.

Se­gun­do o co­mu­ni­ca­do fi­nal do even­to, os par­ti­ci­pan­tes con­si­de­ra­ram que as igre­jas cris­tãs de­vem con­ti­nu­ar a me­lho­rar as ac­ções e ini­ci­a­ti­vas de pre­ven­ção das prin­ci­pais do­en­ças e ou­tras cau­sas de mor­te de cri­an­ças, mu­lhe­res e adul­tos, em har­mo­nia com as es­tra­té­gi­as do Mi­nis­té­rio da Saú­de.

No do­mí­nio da ma­lá­ria, de­fen­de­ram a sen­si­bi­li­za­ção e edu­ca­ção da co­mu­ni­da­de pa­ra o uso do mos­qui­tei­ro tra­ta­do com in­sec­ti­ci­da, o sa­ne­a­men­to am­bi­en­tal e a ida às uni­da­des de saú­de em ca­so de do­en­ça.

As igre­jas, se­gun­do os con­fe­ren­cis­tas, de­vem apoi­ar a di­vul­ga­ção do no­vo pro­to­co­lo de di­ag­nós­ti­co e tra­ta­men­to da ma­lá­ria, que usa um com­pos­to de dois pro­du­tos e con­si­de­ra co­mo ina­pro­pri­a­do o qui­ni­no in­jec­tá­vel e o qui­ni­no em xa­ro­pe.

Foi igual­men­te de­fen­di­da, pe­los par­ti­ci­pan­tes na con­fe­rên­cia, a ne­ces­si­da­de de as igre­jas cris­tãs an­go­la­nas en­vol­ve­rem-se mais no com­ba­te ao es­tig­ma e à dis­cri­mi­na­ção das pes­so­as por­ta­do­ras do VIH/Si­da, “atra­vés do acon­che­go e sim­pa­tia” e da pro­mo­ção da “ade­são uni­ver­sal à tes­ta­gem vo­lun­tá­ria, apoi­a­da por um acon­se­lha­men­to ac­ti­vo a par­tir das pa­ró­qui­as”.

De acor­do com o co­mu­ni­ca­do, as igre­jas in­te­gran­tes do CICA vão pro­por ao Mi­nis­té­rio da Saú­de a as­si­na­tu­ra de um acor­do de co­o­pe­ra­ção pa­ra o re­lan­ça­men­to da par­ce­ria em prol do sub­sis­te­ma de saú­de das igre­jas cris­tãs em An­go­la.

O re­for­ço do pa­pel das mu­lhe­res, por ou­tro la­do, foi con­si­de­ra­do es­sen­ci­al “pa­ra for­ta­le­cer os ele­men­tos es­tru­tu­ran­tes de ba­se so­ci­al e eco­nó­mi­ca das fa­mí­li­as”, pe­lo que as igre­jas de­ve­rão, nos seus pro­gra­mas de pre­ven­ção, in­te­grar es­ta com­po­nen­te im­por­tan­te pa­ra a pro­tec­ção da cri­an­ça e da pró­pria fa­mí­lia.

As igre­jas cris­tãs, em ge­ral, fo­ram acon­se­lha­das a es­ta­be­le­cer um sis­te­ma de aler­ta rá­pi­do so­bre os no­vos ca­sos de le­pra nas con­gre­ga­ções e co­mu­ni­da­des.

Par­ti­ci­pa­ram na Con­fe­rên­cia Na­ci­o­nal so­bre o Pa­pel da Igre­ja na Lu­ta con­tra a Ma­lá­ria, VIH e Si­da, Pro­mo­ção da Saú­de Ma­ter­na e In­fan­til e Re­for­ço do Sis­te­ma de Saú­de con­vi­da­dos da Na­mí­bia, Mo­çam­bi­que, Zâm­bia, Rei­no Uni­do e Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, de­pu­ta­dos da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, mem­bros do cor­po di­plo­má­ti­co, re­pre­sen­tan­tes das agên­ci­as do sis­te­ma das Na­ções Uni­das, mem­bros do Go­ver­no e di­rec­to­res na­ci­o­nais dos Mi­nis­té­ri­os da Cul­tu­ra, da Saú­de e da Pro­mo­ção da Mu­lher.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.