Tony Blair ad­mi­te vol­tar à po­lí­ti­ca ac­ti­va

Jornal de Angola - - MUNDO -

O ex-pri­mei­ro-mi­nis­tro tra­ba­lhis­ta bri­tâ­ni­co, Tony Blair, não des­car­tou vol­tar à po­lí­ti­ca, nu­ma en­tre­vis­ta di­vul­ga­da sex­ta-fei­ra.

Blair, de 63 anos, fez es­tas de­cla­ra­ções à re­vis­ta Es­qui­re pou­co de­pois de anun­ci­ar que en­cer­ra o seu po­lé­mi­co, mas lu­cra­ti­vo, es­cri­tó­rio par­ti­cu­lar de as­ses­so­ria a go­ver­nos.

A sua po­pu­la­ri­da­de con­ti­nua bai­xa por ter le­va­do o país à guer­ra do Ira­que em 2003, co­mo prin­ci­pal ali­a­do do Pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no Ge­or­ge W. Bush.

É “uma ques­tão em aber­to”, dis­se Blair so­bre um even­tu­al pa­pel na po­lí­ti­ca. “Não sei se há um pa­pel pa­ra mim... Há um li­mi­te no que que­ro co­men­tar so­bre a mi­nha po­si­ção nes­te mo­men­to”, acres­cen­tou.

“Tu­do o que pos­so di­zer é que ago­ra a po­lí­ti­ca es­tá as­sim. Me im­por­ta? Sim, cla­ro que me im­por­ta. Me mo­ti­va? Sim. On­de vou a par­tir daí? O que fa­ço? Es­ta é uma ques­tão em aber­to.”

Co­mo lí­der tra­ba­lhis­ta, Blair ven­ceu três elei­ções con­se­cu­ti­vas des­de 1997, com um pro­gra­ma de cen­tro mal vis­to pe­la ala mais à es­quer­da do seu par­ti­do, en­car­na­da pe­lo seu ac­tu­al lí­der, Je­remy Corbyn, que re­pu­dia o seu le­ga­do.

Blair re­co­nhe­ceu que pro­du­ziu uma for­te re­ac­ção con­tra o seu es­ti­lo de po­lí­ti­ca, mas que os cen­tris­tas têm que con­tra-ata­car.

“É mui­to ce­do pa­ra di­zer que o cen­tro foi der­ro­ta­do. Te­mos que es­tar à al­tu­ra do de­sa­fio”, acres­cen­tou o an­ti­go pri­mei­ro-mi­nis­tro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.