Aces­so di­fi­cul­ta­do a bens ali­men­ta­res

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Os di­a­bé­ti­cos da pro­vín­cia do Huambo es­tão, des­de o iní­cio do ano, com di­fi­cul­da­des de aces­so a bens ali­men­ta­res es­pe­cí­fi­cos e me­di­ca­men­tos, deu a co­nhe­cer on­tem o director exe­cu­ti­vo da as­so­ci­a­ção lo­cal dos di­a­bé­ti­cos.

Ce­les­ti­no So­a­res, que fa­la­va à im­pren­sa, quei­xou-se da ine­xis­tên­cia, nos es­ta­be­le­ci­men­tos co­mer­ci­ais da pro­vín­cia, de ali­men­tos in­te­grais pa­ra pes­so­as com diabetes. “E quan­do apa­re­cem, são co­mer­ci­a­li­za­dos a pre­ços exor­bi­tan­tes”, dis­se.

Si­tu­a­ção idên­ti­ca, in­for­mou, re­gis­ta-se nas far­má­ci­as, on­de a in­su­li­na, usa­da pa­ra re­du­zir a ta­xa de açú­car no san­gue, tam­bém es­tá a ser ven­di­da a pre­ços al­tos. “As am­po­las de in­su­li­na es­tão mui­to ca­ras, as­sim co­mo os bens ali­men­ta­res, en­tre eles o açú­car e o ar­roz in­te­grais. A nos­sa as­so­ci­a­ção pre­ci­sa de apoio so­ci­al, uma vez que al­guns do­en­tes não têm con­di­ções fi­nan­cei­ras”, es­cla­re­ceu.

A as­so­ci­a­ção tem três mil mem­bros e es­te ano já as­sis­tiu 1.290, atra­vés do con­tro­lo da gli­ce­mia, da pres­são ar­te­ri­al e do pe­so.

Ten­do em con­ta as di­fi­cul­da­des de aces­so aos bens ali­men­ta­res e me­di­ca­men­tos, o director exe­cu­ti­vo da as­so­ci­a­ção dos di­a­bé­ti­cos in­for­mou es­ta­rem a ser in­ten­si­fi­ca­das as ac­ções de sen­si­bi­li­za­ção.

A diabetes é uma sín­dro­me me­ta­bó­li­ca de­cor­ren­te da fal­ta de in­su­li­na e ou da in­ca­pa­ci­da­de de a in­su­li­na exer­cer ade­qua­da­men­te os seus efei­tos, cau­san­do um au­men­to do açú­car no san­gue.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.