Jo­vens es­ti­mu­la­dos a pro­du­zi­rem obras

Jornal de Angola - - CULTURA - MA­NU­EL ALBANO |

A im­por­tân­cia do sur­gi­men­to de mais es­pa­ços cul­tu­rais no país, no sen­ti­do de se pro­mo­ver as ar­tes pa­ra in­cen­ti­var a cri­a­ti­vi­da­de das no­vas ge­ra­ções nas mais va­ri­a­das ex­pres­sões ar­tís­ti­cas foi re­co­nhe­ci­da pe­la on­tem, em Lu­an­da, pe­la vi­ce­pre­si­den­te da Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va de Lu­an­da.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, no âm­bi­to das co­me­mo­ra­ções do 39 aniversário da União Na­ci­o­nal dos Ar­tis­tas Plás­ti­cos (UNAP), as­si­na­la­do on­tem, Ma­ra Bap­tis­ta Qui­o­sa en­co­ra­jou os jo­vens da pro­vín­cia de Lu­an­da a acre­di­tar nos seus so­nhos, mes­mos em si­tu­a­ções di­fí­ceis.

As di­fi­cul­da­des, dis­se Ma­ra Bap­tis­ta Qui­o­sa, não de­vem ser si­nó­ni­mo de de­sis­tên­cia, mas de for­ta­le­ci­men­to e cri­a­ti­vi­da­de dos cri­a­do­res, par­ti­cu­lar­men­te os das ar­tes plás­ti­cas. “Os obs­tá­cu­los de­vem ser­vir co­mo um fac­tor im­por­tan­te pa­ra ati­çar a nos­sa cri­a­ti­vi­da­de.”

Ape­sar de re­co­nhe­cer que as ar­tes de uma for­ma ge­ral es­tão pre­sen­tes no quo­ti­di­a­no das co­mu­ni­da­des, Ma­ra Bap­tis­ta Qui­o­sa afir­mou a ne­ces­si­da­de de um mai­or in­ves­ti­men­to na for­ma­ção e in­fra-es­tru­tu­ras. “Te­mos acom­pa­nha­do os es­for­ços que o Exe­cu­ti­vo tem fei­to atra­vés do Mi­nis­té­rio da Cul­tu­ra pa­ra con­ti­nu­ar a cri­ar con­di­ções con­dig­nas pa­ra que a clas­se ar­tís­ti­ca na­ci­o­nal pos­sa a con­ti­nu­ar a de­sen­vol­ver o seu tra­ba­lho em prol da va­lo­ri­za­ção da cul­tu­ra na­ci­o­nal.”

A aber­tu­ra do ate­li­er de pin­tu­ra em Fe­ve­rei­ro 2017, com o pro­pó­si­to de dar opor­tu­ni­da­des aos cri­a­do­res pa­ra ex­plo­ra­rem o seu po­ten­ci­al é um dos de­sa­fi­os da UNAP, ga­ran­tiu em Lu­an­da, o seu se­cre­tá­rio-ge­ral. An­tó­nio To­más Ana “Eto­na” re­fe­riu ain­da que em Agos­to foi re­cu­pe­ra­do o es­pa­ço de gra­vu­ra inac­ti­vo há vá­ri­os anos, ten­do co­mo me­ta ex­plo­rar ou­tros es­pa­ços, pa­ra o en­si­no de ou­tras ex­pres­sões ar­tís­ti­cas pa­ra to­das as pes­so­as in­te­res­sa­das, cu­jas au­las vão ser mi­nis­tra­das por an­go­la­nos e cu­ba­nos. Dis­se que a re­a­ber­tu­ra da ga­le­ria de Maio vai ter uma ou­tra di­nâ­mi­ca sen­do in­ter­me­diá­ria na ven­da de obras.

KINDALA MA­NU­EL

Ar­tis­tas plás­ti­cos fes­te­ja­ram aniversário com a ela­bo­ra­ção de uma pin­tu­ra co­lec­ti­va na ca­pi­tal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.