Com­pa­nhia de Dan­ça re­gres­sa ao Pe­pe­te­la

Jornal de Angola - - CULTURA -

A Com­pa­nhia de Dan­ça Con­tem­po­râ­nea de An­go­la (CDCA) apre­sen­ta, em re­po­si­ção, de 12 a 16 des­te mês, no au­di­tó­rio Pe­pe­te­la, do Ca­mões-Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, em Lu­an­da, o es­pec­tá­cu­lo “Ceci N’est Pas Une Porte”, que abor­da a con­di­ção hu­ma­na, as su­as fo­bi­as e “pri­sões” psi­co­ló­gi­cas, no âm­bi­to da ce­le­bra­ção do seu 25.º aniversário.

Os es­pec­tá­cu­los, clas­si­fi­ca­dos pa­ra mai­o­res de 12 anos, re­a­li­zam­se de qu­ar­ta-fei­ra a sá­ba­do, às 19h30, e do­min­go, às 18h30. “Ceci N’est Pas Une Porte” tem co­re­o­gra­fia de Ana Cla­ra Guer­ra Mar­ques e Nu­no Gui­ma­rães. Os bi­lhe­tes vão ser ven­di­dos no lo­cal da apre­sen­ta­ção, ao pre­ço de cin­co mil kwan­zas.

Se­gun­do co­mu­ni­ca­do da CDCA, o es­pec­tá­cu­lo é um “hi­no” ao sur­re­a­lis­mo, ao ca­os e à hi­po­cri­sia em que vi­ve mer­gu­lha­do o Mun­do em que, ca­da vez mais, o que se vê não é o que apa­ren­ta ser. Den­tro de cai­xas, os bai­la­ri­nos dis­pu­tam o es­pa­ço, pre­ten­den­do di­zer: “Is­to não é um te­a­tro! As cai­xas não são uma ja­ne­la. E a por­ta não é o que apa­ren­ta ser. A so­bre­vi­vên­cia é um fac­to!”

A CDCA é uma com­pa­nhia a que se de­ve a gran­de trans­for­ma­ção do pa­no­ra­ma da dan­ça em An­go­la. Fun­da­da em 1991, é mem­bro do Con­se­lho In­ter­na­ci­o­nal da Dan­ça da UNESCO, pos­sui um his­to­ri­al de cen­te­nas de es­pec­tá­cu­los apre­sen­ta­dos em An­go­la e no es­tran­gei­ro, com 26 obras ori­gi­nais e já ac­tu­ou em mais de 15 paí­ses em to­dos os con­ti­nen­tes, sen­do ho­je uma re­fe­rên­cia na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal.

Fun­da­da e di­ri­gi­da pe­la bai­la­ri­na e co­reó­gra­fa Ana Cla­ra Guer­ra Mar­ques que, acre­di­tan­do na cri­a­ção de uma dan­ça con­tem­po­râ­nea an­go­la­na a par­tir da sua he­ran­ça cul­tu­ral afri­ca­na, a CDCA efec­tua es­tu­dos de in­ves­ti­ga­ção e pes­qui­sa em vá­ri­as re­giões de An­go­la e foi res­pon­sá­vel pe­la rup­tu­ra es­té­ti­ca e for­mal da dan­ça an­go­la­na, com de­ze­nas de es­pec­tá­cu­los e obras ori­gi­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.