Paulo Azevedo exibe vídeos em Amesterdão
O artista angolano Paulo Azevedo expõe desde quarta-feira, em Amesterdão, na Holanda, os vídeos da série Eclipse Total “Flamingo City”, “Kazukuta 365º” e “No Dialog”.
Os vídeos são exibidos na mostra Force.Now do festival de artes africanas Afrovibe. Trata-se de uma exibição no estilo pop-up, representando as mudanças culturais no continente africano.
Os trabalhos, de acordo com o artista, reflectem também a criação positiva de um novo imaginário de ideias, que formam blocos estruturantes de uma nova cultura africana.
Paulo Azevdo, que se dedica às artes visuais (fotografia e vídeo), disse que a mostraForce.Now” faz referência a uma frase pronuciada por Martin Luther King num dos seus discursos (“Fierce urgency now”) e frisou que esta “continua válida para os dias de hoje e para sempre, pois podemos enquadrá-la no nosso continente, que se desenvolve rapidamente e destemidamente renova a sua identidade, onde a própria história começa finalmente a ser contada na perspectiva do leão e não do caçador”.
A sua participação é uma oportunidade para ter acesso a uma audiência vasta, incluindo a crítica de arte especializada. O festival Afrovibe decorre no teatro “Companie Amsterdam and De Nieuwe Regentes in The Hague”, sob orientação de Cathal McKee. Além de Angola, participam artistas da África do Sul, Namíbia e Holanda, com trabalhos gráficos, fotografia, vídeo e desenhos.