SADC ape­la ao diá­lo­go na RDC

En­con­tro pro­cu­ra ana­li­sar for­mas de aju­dar na con­so­li­da­ção da paz

Jornal de Angola - - PARTADA -

O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ge Chi­ko­ti, dis­se que a Comunidade de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC) de­fen­de o diá­lo­go na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC), pa­ra que pos­sa evo­luir pa­ra a re­a­li­za­ção das pró­xi­mas elei­ções ge­rais. Em de­cla­ra­ções à Rá­dio Na­ci­o­nal de An­go­la (RNA), Ge­or­ge Chi­ko­ti, que es­tá em Kinsha­sa pa­ra a reu­nião do ór­gão de Po­lí­ti­ca, De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da SADC, con­si­de­rou es­sen­ci­al que se cri­em con­di­ções pa­ra que ocor­ra o diá­lo­go in­clu­si­vo en­tre os par­ti­dos po­lí­ti­cos da opo­si­ção e o Go­ver­no, que per­mi­ta con­so­li­dar a paz e a re­a­li­za­ção de elei­ções ge­rais na RDC.

O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ge Chi­ko­ti, dis­se que a SADC de­fen­de o diá­lo­go na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, pa­ra que pos­sa evo­luir pa­ra a re­a­li­za­ção das pró­xi­mas elei­ções.

Em de­cla­ra­ções à Rá­dio Na­ci­o­nal de An­go­la, Ge­or­ge Chi­ko­ti, que es­tá em Kinsha­sa pa­ra a reu­nião do ór­gão de Po­lí­ti­ca, De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da SADC, con­si­de­rou es­sen­ci­al que se cri­em con­di­ções pa­ra que ocor­ra o diá­lo­go en­tre os par­ti­dos po­lí­ti­cos e o Go­ver­no, que per­mi­ta con­so­li­dar a paz e a re­a­li­za­ção das elei­ções.

De acor­do com Ge­or­ge Chi­ko­ti, o Go­ver­no con­go­lês propôs um diá­lo­go po­lí­ti­co com os par­ti­dos da opo­si­ção. “Al­guns par­ti­dos acei­tam e ou­tros não. E os que não acei­tam op­tam pe­la vi­o­lên­cia e, en­tão, o in­te­res­se des­te en­con­tro é ver em que me­di­da é que se po­de aju­dar na con­so­li­da­ção da paz”, ex­pli­cou o mi­nis­tro Ge­or­ge Chi­ko­ti.

Ge­or­ge Chi­ko­ti es­tá em Kinsha­sa, on­de par­ti­ci­pa, des­de on­tem, na reu­nião da troi­ka da SADC que ava­lia, du­ran­te três di­as, a si­tu­a­ção po­lí­ti­ca e de se­gu­ran­ça na­que­le país, atra­vés de con­ver­sas com o Pre­si­den­te Jo­seph Ka­bi­la e os par­ti­dos po­lí­ti­cos da opo­si­ção pa­ra se en­con­trar as vi­as pa­ra a pa­ci­fi­ca­ção e con­so­li­da­ção da paz. An­go­la é vi­ce-pre­si­den­te do ór­gão de Po­lí­ti­ca, De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da SADC, cu­ja pre­si­dên­cia é de­ti­da pe­la Tan­zâ­nia. Mo­çam­bi­que é ou­tro mem­bro do ór­gão.

O mi­nis­tro dis­se que a troi­ka da SADC es­tá pre­o­cu­pa­da com os con­fli­tos na RDC. “Sem­pre que hou­ver con­fli­to num dos paí­ses mem­bros da SADC, es­te ór­gão reú­ne pa­ra olhar pa­ra o ti­po de so­lu­ções que po­de dar, pa­ra con­tri­buir pa­ra a paz”, re­al­çou.

Ge­or­ge Chi­ko­ti ga­ran­tiu que An­go­la con­ti­nua a con­tri­buir pa­ra a paz, não ape­nas pa­ra a RDC, mas tam­bém pa­ra o Bu­run­di, Su­dão do Sul e Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na. Nes­te pro­pó­si­to, Ge­or­ge Chi­ko­ti afir­mou que a po­lí­ti­ca de An­go­la é de es­ta­bi­li­da­de na re­gião. Ge­or­ges Chi­ko­ti dis­se que a Ci­mei­ra de Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Re­gião dos Gran­des Lagos, que se re­a­li­za no dia 27 des­te mês, vai ana­li­sar a si­tu­a­ção na RDC, no âm­bi­to do me­ca­nis­mo as­si­na­do em Fe­ve­rei­ro de 2013, pro­pos­to pe­lo Se­cre­tá­rio-Ge­ral da ONU, que em prin­cí­pio vi­rá a Lu­an­da. O mi­nis­tro in­for­mou que par­ti­ci­pam na reu­nião os pre­si­den­tes dos paí­ses mem­bros da SADC e da re­gião dos Gran­des Lagos.

Ge­or­ges Chi­ko­ti re­cor­dou que a RDC tem si­do pre­o­cu­pa­ção nos úl­ti­mos vin­te anos. “Exis­te uma for­ça im­por­tan­te das Na­ções Uni­das no Con­go, mas o que se quer é que o Con­go con­so­li­de a paz pa­ra que a re­gião pos­sa es­tar es­tá­vel “, dis­se o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res. Quan­to ao fun­ci­o­na­men­to da re­pre­sen­ta­ção di­plo­má­ti­ca an­go­la­na em Kinsha­sa, o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res dis­se que se­rá res­ta­be­le­ci­do o mais ra­pi­da­men­te pos­sí­vel. “Que­re­mos es­pe­rar que a re­pre­sen­ta­ção di­plo­má­ti­ca de An­go­la pos­sa res­ta­be­le­cer-se o mais ra­pi­da­men­te pos­sí­vel. Is­to é de fac­to com­pli­ca­do, mas es­ta­mos a tra­ba­lhar pa­ra que is­so ocor­ra”, sa­li­en­tou.

RO­GÉ­RIO TUTI

Mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res Ge­or­ge Chi­ko­ti che­fia a de­le­ga­ção an­go­la­na no en­con­tro que de­cor­re des­de on­tem na ca­pi­tal congolesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.