Ges­to­res pú­bli­cos em ac­ção for­ma­ti­va

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Os ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais ad­jun­tos e co­mu­nais da pro­vín­cia do Huambo par­ti­ci­pam des­de on­tem num se­mi­ná­rio pro­fis­si­o­na­li­zan­te pa­ra au­men­to da ca­pa­ci­da­de de pres­ta­ção de ser­vi­ços pú­bli­cos, pro­mo­vi­do pe­lo Ins­ti­tu­to de For­ma­ção da Ad­mi­nis­tra­ção Lo­cal (IFAL).

Sob o le­ma “Ca­pa­ci­tar os qua­dros da ad­mi­nis­tra­ção lo­cal do Es­ta­do, uma apos­ta de­ci­si­va na pres­ta­ção de ser­vi­ços pú­bli­cos de qua­li­da­de ao ci­da­dão”, a for­ma­ção, a de­cor­rer até ao dia 28 des­te mês, jun­ta 14 ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais ad­jun­tos e 28 co­mu­nais.

Ao in­ter­vir no ac­to de aber­tu­ra, o di­rec­tor re­gi­o­nal do IFAL, Se­ve­ri­no Go­mes, ex­pli­cou que o se­mi­ná­rio vi­sa do­tar os par­ti­ci­pan­tes de co­nhe­ci­men­tos so­bre ad­mi­nis­tra­ção lo­cal do Es­ta­do, a sua le­gis­la­ção e fun­ci­o­na­men­to. “A for­ma­ção ca­pa­ci­ta em téc­ni­cas e co­nhe­ci­men­tos de ges­tão dos re­cur­sos dis­po­ní­veis pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to lo­cal. Trans­mi­tir prin­cí­pi­os éti­cos, de­on­to­ló­gi­cos e va­lo­res que de­vem nor­te­ar as ac­ti­vi­da­des dos fun­ci­o­ná­ri­os pú­bli­cos são igual­men­te ob­jec­ti­vos da for­ma­ção.”

Se­ve­ri­no Go­mes in­for­mou que as­sun­tos co­mo nor­mas e pro­ce­di­men­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos, trans­gres­sões e con­ten­ci­o­so ad­mi­nis­tra­ti­vo, pla­ne­a­men­to e or­de­na­men­to do ter­ri­tó­rio são es­tu­da­dos du­ran­te a for­ma­ção, por te­rem uma li­ga­ção di­rec­ta en­tre a ad­mi­nis­tra­ção lo­cal e o ci­da­dão.

“Ape­lo aos par­ti­ci­pan­tes pa­ra se em­pe­nha­rem na for­ma­ção, com vis­ta à con­cre­ti­za­ção dos ob­jec­ti­vos pre­co­ni­za­dos”, pe­diu Se­ve­ri­no Go­mes, que elo­gi­ou a es­co­lha da pro­vín­cia pa­ra al­ber­gar o se­gun­do ci­clo de for­ma­ção pro­fis­si­o­na­li­zan­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.