“As co­res da Ser­pen­te” es­treia em Lu­an­da

Cen­tro Cul­tu­ral Brasil-An­go­la aco­lhe se­ma­na ar­tís­ti­ca so­bre o gra­fi­te

Jornal de Angola - - CULTURA -

Uma sé­rie de ac­ti­vi­da­des cul­tu­rais de­no­mi­na­da “Se­ma­na dos Mu­rais da Leba” re­a­li­za-se de 12 a 19 des­te mês, nas ins­ta­la­ções do Cen­tro Cul­tu­ral Brasil-An­go­la (CCBA), em Lu­an­da, em par­ce­ria com o pro­jec­to “Mu­rais da Leba An­go­la 40 Anos”.

A ini­ci­a­ti­va, que vai reu­nir vá­ri­as ma­ni­fes­ta­ções ar­tís­ti­cas, tem co­mo ob­jec­ti­vo jun­tar ar­tis­tas e ins­ti­tui­ções que apoi­em os “Mu­rais da Leba - An­go­la 40 Anos”, que se es­pe­ra ser o mai­or pro­jec­to de gra­fi­te em Áfri­ca.

O en­con­tro tem co­mo pon­tos mais al­tos a es­treia do do­cu­men­tá­rio “As Co­res da Ser­pen­te” e a inau­gu­ra­ção da ex­po­si­ção fo­to­grá­fi­ca “Ma­king Off Mu­rais da Leba”, que vai es­tar pa­ten­te ao pú­bli­co até ao pró­xi­mo dia 27.

O do­cu­men­tá­rio “As Co­res da Ser­pen­te”, com cer­ca de uma ho­ra, foi re­a­li­za­do pe­lo ci­ne­as­ta Ju­ca Ba­da­ró e tem pro­du­ção de Re­na­ta Ma­tos, am­bos de na­ci­o­na­li­da­de bra­si­lei­ra. O fil­me foi ro­da­do du­ran­te o pe­río­do em que de­cor­ri­am os pri­mei­ros tra­ba­lhos de pin­tu­ra dos Mu­rais da Leba, en­tre os me­ses de Agos­to e De­zem­bro de 2015.

O do­cu­men­tá­rio apre­sen­ta­do na aber­tu­ra da “Se­ma­na dos Mu­rais da Leba” re­tra­ta a in­ter­ven­ção dos ar­tis­tas que le­va­ram a ar­te ur­ba­na a um ce­ná­rio com­ple­ta­men­te di­fe­ren­te do que es­tão ha­bi­tu­a­dos, re­che­a­do de be­le­zas na­tu­rais e ha­bi­ta­do por co­mu­ni­da­des com ca­rac­te­rís­ti­cas cul­tu­rais pe­cu­li­a­res.

“As Co­res da Ser­pen­te” é um do­cu­men­tá­rio “poé­ti­co”, que pro­cu­ra re­gis­tar de ma­nei­ra afec­ti­va a mo­ti­va­ção dos ar­tis­tas que com­põem o Co­lec­ti­vo Mu­rais da Leba. O de­sa­fio do gru­po foi o de re­a­li­zar a mai­or in­ter­ven­ção de gra­fi­te do con­ti­nen­te afri­ca­no nos pa­re­dões que ser­pen­tei­am a Ser­ra da Leba, en­tre as pro­vín­ci­as da Huí­la e do Na­mi­be.

A “Se­ma­na dos Mu­rais da Leba” tem início a 12 de Ou­tu­bro de 2016, às 17 ho­ras, no an­fi­te­a­tro do CCBA, com a re­a­li­za­ção de um en­con­tro com jor­na­lis­tas, em­pre­sá­ri­os, mem­bros do Exe­cu­ti­vo, ar­tis­tas e con­vi­da­dos, pa­ra a apre­sen­ta­ção dos re­sul­ta­dos já al­can­ça­dos e re­lan­çar o pe­di­do de apoio e pa­tro­cí­ni­os pa­ra a con­clu­são das pin­tu­ras.

No mes­mo dia, vai ser inau­gu­ra­da a ex­po­si­ção fo­to­grá­fi­ca “Ma­king Off Mu­rais da Leba”, que re­tra­ta os prin­ci­pais mo­men­tos da in­ter­ven­ção na Ser­ra. O re­lan­ça­men­to do pro­jec­to con­ta ain­da com a re­a­li­za­ção de um se­mi­ná­rio pa­ra cri­an­ças, no pró­xi­mo sá­ba­do, sob o te­ma “Pin­tan­do a Leba em Lu­an­da”. O ob­jec­ti­vo é ofe­re­cer uma tar­de lú­di­ca e edu­ca­ti­va às cri­an­ças, des­mis­ti­fi­can­do o pro­ces­so de pin­tu­ra com spray, sob o te­ma “O que é Gra­fi­te? Ar­te ou Van­da­lis­mo?”.

“Mu­rais da Leba - An­go­la 40 Anos” é um pro­jec­to que en­glo­ba a pin­tu­ra de obras de ar­te em seis mil me­tros qua­dra­dos de pa­re­dões ao lon­go da Ser­ra da Leba. Até ao mo­men­to, fo­ram pin­ta­dos cer­ca de três mil me­tros qua­dra­dos, com a par­ti­ci­pa­ção de 26 ar­tis­tas an­go­la­nos e es­tu­dan­tes do pri­mei­ro ci­clo da pro­vín­cia do Na­mi­be.

DR

Uma pa­no­râ­mi­ca das pin­tu­ras mu­rais re­a­li­za­das por ar­tis­tas plás­ti­cos an­go­la­nos na pro­vín­cia do Na­mi­be re­gis­ta­das em fil­me do­cu­men­tá­rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.