An­ti­gos mi­li­ta­res mos­tram ta­len­to

Jornal de Angola - - CULTURA - MA­NU­EL ALBANO |

“Dibaya” é a de­no­mi­na­ção da pri­mei­ra ex­po­si­ção co­lec­ti­va de es­cul­tu­ras de 15 ar­te­sãos ex- mi­li­ta­res, a ser inau­gu­ra­da ho­je, às 15h30, e que fi­ca pa­ten­te até ao fi­nal do mês, no Cen­tro Cul­tu­ral Brasil-An­go­la, na bai­xa de Lu­an­da.

Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, o ar­te­são e res­pon­sá­vel da Co­o­pe­ra­ti­va de Pro­fis­si­o­nais Ar­te­sãos (COOPAU), Pe­dro Go­mes Ngom­be, dis­se que a ex­po­si­ção, com mais de 50 es­cul­tu­ras, po­de ser vi­si­ta­da pe­lo pú­bli­co até ao fi­nal do mês.

Pe­dro Go­mes Ngom­be ex­pli­cou que fo­ram se­lec­ci­o­na­das pe­ças em gra­vu­ras, pa­ra ho­me­na­ge­ar a Fun­da­ção Edu­ar­do dos San­tos (FESA), so­bre a história do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa, ar­te­fac­tos pa­ra a de­co­ra­ção das ins­ti­tui­ções pú­bli­cas e pri­va­das. Du­ran­te a ex­po­si­ção, os vi­si­tan­tes po­dem ver obras que re­tra­tam a história da es­cra­va­tu­ra no país, os 60 anos do MPLA e a mu­lher an­go­la­na.

Pe­dro Go­mes Ngom­be dis­se que a ex­po­si­ção es­tá a ser pro­du­zi­da há seis anos. “Criá­mos vá­ri­as mo­bí­li­as afri­ca­nas tra­ba­lha­das à ba­se da Dibaya. São pe­ças úni­cas que po­der ser apro­vei­ta­das pa­ra a de­co­ra­ção dos es­cri­tó­ri­os e das ha­bi­ta­ções.”

Fun­da­da no dia 9 de Fe­ve­rei­ro de 2011, no mu­ni­cí­pio do Ca­zen­ga, em Lu­an­da, a Co­o­pe­ra­ti­va de Pro­fis­si­o­nais Ar­te­sãos, é um pro­jec­to apoi­a­do pe­lo Ins­ti­tu­to de Rein­te­gra­ção Só­cio-Pro­fis­si­o­nal dos ex-Mi­li­ta­res (IRSEM). A co­o­pe­ra­ti­va, que jun­ta 15 ar­te­sãos, tem co­mo ob­jec­ti­vo per­mi­tir aos an­ti­gos mi­li­ta­res das FAPLA ex­plo­rar o seu po­ten­ci­al ar­tís­ti­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.